Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:36:08
PLANTÃO DE POLÍCIA

Força-tarefa procura suspeitos de assassinar prefeito

Sesp monta força-tarefa para localizar criminoso que matou prefeito de Colniza.

Por G1 MT
A- A+

Publicado: 16/12/2017 às 10h09min

Prefeito foi perseguido e atingido por disparos quando chegava em Colniza (MT) (Foto: Arquivo pessoal)

Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) montou uma força-tarefa no intuito de localizar os suspeitos de assassinar o prefeito de Colniza, distante 1.065 km de Cuiabá, Esvandir Antônio Mendes (PR). Policiais militares e civis da região foram enviados ao município e fazem buscas pelos suspeitos. Vando, como era conhecido, foi morto a tiros na região central de Colniza, nesta sexta-feira (15).

Em nota, a Sesp-MT afirmou que o governador Pedro Taques e o secretário da pasta, Gustavo Garcia também devem ir até o município para acompanhar as investigações.

Prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, conhecido como Vando Colnizatur, tinha 61 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a Polícia Militar, Esvandir foi abordado por dois suspeitos no momento em que chegava da zona rural. Ele foi perseguidos pelos suspeitos que estavam em um SUV de cor preta.

O prefeito estava acompanhado do secretário de finanças daquele município, que também foi baleado e está internado numa unidade hospitalar. Ele foi ferido com dois tiros, um na perna e outro nas costas. A situação dele é estável, segundo a PM.

Eles [suspeitos] começaram a a atirar contra o carro. O prefeito tentou fugir por um tempo e, mesmo ferido, conseguiu chegar até um posto de gasolina localizado na entrada da cidade, onde encostou o carro. Os dois foram feridos, mas o prefeito não resistiu”, disse ao G1 o coronel da PM Eduardo Henrique de Souza.

O local onde o crime ocorreu foi isolado e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Juína, a 737 km de Cuiabá, foi acionada para atender a ocorrência. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Colniza (Foto: José Medeiros/Gcom-MT)

Município mais violento

Colniza já foi considerado o município mais violento do país em 2007, segundo levantamento do Mapa da Violência. De acordo com o estudo, a taxa de homicídios em Colniza foi de 165,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Em março deste ano, o ex-vereador Élpido da Silva Meira (PR), de 53 anos, também foi assassinado a tiros dentro de casa, em Colniza. Ele foi atingido por disparos no tórax, segundo a Polícia Militar, quando chegava na residência. Nada foi levado da casa pelos suspeitos.

A região de Colniza é conhecida como uma área de conflitos agrários. Em abril deste ano, nove trabalhadores rurais foram assassinados na gleba Taquaruçu do Norte, naquele município. A motivação dos crimes seria a extração de recursos naturais da área.



Deixe o seu comentário