Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:32:12
Diário da Amazônia

Fórum discute desenvolvimento sustentável da Amazônia

Reunir os diversos setores da sociedade com o objetivo de encontrar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia...

A- A+

Publicado: 03/11/2020 às 08h59min | Atualizado 03/11/2020 às 09h01min

Foto: Divulgação

Reunir os diversos setores da sociedade com o objetivo de encontrar soluções concretas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. É com esse propósito que acontece a partir desta quarta-feira, 4, o Fórum Mundial Amazônia+21. Serão três dias de discussões em evento que acontecerá totalmente virtual e transmitidos pelos canais – Facebook e YouTube da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), que também preside a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e coordenador do evento, Marcelo Thomé, explica que a proposta do amplo diálogo fortalecerá a geração de novos negócios sustentáveis tornando assim a Amazônia uma fonte rica de investimentos. “Queremos que o Amazônia+21 se torne um debate permanente e contínuo”, afirmou.

Para tornar esse pensamento viável, já foram realizados debates prévios em que foram discutidos e apresentados alguns fatores que devem ser levados em consideração para que este desenvolvimento regional se faça de forma responsável. No primeiro debate, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, defendeu um novo modelo de desenvolvimento, baseado em pesquisa e inovação e na bioeconomia.

Outro ponto discutido nos debates prévios foi com relação à segurança jurídica para atração de novos investimentos. Na área de investimentos, essa questão foi bastante discutida e a regularização fundiária foi apontado como um dos grandes gargalos e o que atrasa e inibe um incremento nos investimentos na região amazônica. Outro ponto abordado foi a questão da infraestrutura tanto em modais, quanto em energia e telecomunicações.

As realidades do povo amazônico, empresas locais e o desenvolvimento das cidades também foram temas discutidos durante os debates prévios ao grande evento desta semana. Para esses três dias estão programados assuntos ligados a agenda do meio ambiente e do desenvolvimento da Amazônia, a riqueza da bioeconomia, novas perspectivas para financiamentos de projetos para a região, entre outros.

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Amazônia + 21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da FIERO, Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da CNI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Os debates sobre os desafios e as soluções para a Amazônia se darão a partir de quatro eixos temáticos: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas e ciência, tecnologia e inovação. Para participar, inscreva-se gratuitamente no site amazonia21.org. O evento conta com tradução simultânea em inglês e espanhol. (A.I)



Deixe o seu comentário