Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:10:22
Diário da Amazônia

Gastronomia do Estado em destaque

O cardápio baseado na piscicultura rondoniense tem sido destaque em eventos em SP.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/09/2017 às 05h10min

A gastronomia rondoniense é apresentada durante evento realizado na capital paulista

Com o apoio de mais de 20 patrocinadores e apoiadores, a Semana do Peixe, que começou em grande estilo com um evento especial na Fiesp, em São Paulo, com a participação de Dayvson Franklin de Souza, secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realiza ações de valorização e fomento do consumo do pescado em todo o País. O Sebrae Rondônia está trabalhando com o projeto Piscicultura de Rondônia e preparou dois eventos para dar base à Semana do Peixe, dois seminários sobre a organização da produção e o acesso ao mercado, nos dias 29 e 30 de agosto, na sede do Sebrae e no escritório regional de Ariquemes. Durante este período, o projeto segue em frente com as consultorias para produtores, principalmente as atividades do Sebraetec, programa que tem por objetivo a inovação.

No entanto, muito antes de organizar a produção, o projeto desenvolve formas de aproximação entre produtores e grandes compradores. As missões empresariais, por exemplo, são grupos de empresas organizadas sob coordenação do Sebrae Rondônia para conhecer eventos de negócios, feiras, empresas ou entidades de outros Estados. Os produtores de pescado participaram da Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service), que ocorre em São Paulo no início de junho. Neste ano, três missões – uma de Ariquemes, outra de Ji-Paraná e uma de Porto Velho – foram à 33ª edição da Fispal Food Service, que apresentou inovações nas áreas de equipamento e automação.

Mas, o ponto forte deste ano foi a participação do Sebrae com o estande “Peixes de Rondônia”, uma parceria com a empresa Lafaete, fabricante de cozinhas industriais. Essa empresa montou uma cozinha em solução modular, customizada com vários equipamentos. Na visão do diretor superintendente Valdemar Camata Júnior, o Sebrae Rondônia promoveu degustações durante todos os dias do evento para divulgar o potencial gastronômico dos peixes produzidos em Rondônia, levando conhecimento sobre eles aos formadores de opinião, que são donos de restaurantes, redes de fast food e distribuidores de pescados, e para promover o acesso ao mercado paulistano. O projeto, executado pelo Sebrae e parceiros, valoriza a busca de mercado para o pescado de Rondônia e, agora, numa segunda fase da piscicultura no Estado, procura agregar valor e atrair investimentos para beneficiamento de peixes.

Concentrado nas atividades de mercado estadual, o diretor técnico Samuel Almeida destaca que o projeto participou da 6ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná no mês de maio e promoveu degustação de pratos com pescado para mil pessoas durante a feira. Em Ariquemes as ações continuaram na 34ª Expoari ao final de julho, com degustação para 800 pessoas. “As oportunidades são favorecidas quando se trabalha em parceria e os produtores estão mais confiantes com o projeto de piscicultura”, completou Samuel Almeida.



Deixe o seu comentário