Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:33:23
Diário da Amazônia

Gestantes são orientadas sobre emergências

A “Roda de Gestantes” segue devido ao sucesso do programa, em Vilhena.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 29/03/2017 às 05h20min | Atualizado 29/03/2017 às 14h07min

Procedimento para salvar criança de engasgamento foi ministrado por uma soldado

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Afonso Mansur de Franca, na avenida Brigadeiro, em Vilhena, realiza mensalmente os encontros de um projeto denominado “Roda de Gestantes”. O treinamento é para gestantes e consiste em repassar informações sobre cuidados em casos de emergências com recém-nascidos.

A iniciativa partiu das enfermeiras residentes de obstetrícia, Josiane Bruna e Patrícia Mareco, com colaboração das enfermeiras do postinho Camila e Havig. De acordo com elas, todas as gestantes que passam pela unidade são convidadas a participar do projeto e os encontros ocorrem sempre na última sexta-feira do mês.

A 9ª reunião ocorreu na última sexta-feira (24), quando as residentes e uma soldado do Corpo de Bombeiros palestraram sobre os procedimentos que devem ser realizados nos bebês em caso de engasgo com alimentos líquidos, em especial com leite. “O tema foi escolhido devido ao grande número de ocorrências destes casos”, explicou uma coordenadora.

Na ocasião, foi ensinada a manobra de Heimlich que hoje é o método pré-hospitalar mais utilizado para desobstrução das vias aéreas e já salvou inúmeras vidas de recém-nascidos.

A “Roda de Gestantes” continuará sendo realizada devido ao sucesso do programa. “Os resultados são fantásticos. As mães precisam saber como proceder com seus bebês e nossa intenção é estender projetos como estes”, comentou a prefeita Rosani Donadon.

O secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Vasques, reforçou que a Atenção Básica tem este propósito de estar próximo da comunidade. “A prevenção é que faz o sistema público de saúde funcionar”. (AI)



Deixe o seu comentário