Porto Velho/RO, 27 Março 2024 01:30:23
Diário da Amazônia

Governador cobra agilidade nas compensações e desmate zero

Em audiência em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Ribeiro e o presidente substituto do Instituto Brasileiro de Meio..

A- A+

Publicado: 05/04/2015 às 03h40min | Atualizado 29/04/2015 às 00h13min

Em audiência em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Ribeiro e o presidente substituto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Fernando da Costa, o governador Confúcio Moura tratou da liberação de recursos das compensações ambientais da Usina Hidrelétrica Jirau, em Porto Velho e do desmatamento zero no estado de Rondônia. Confúcio explicou que há aproximadamente seis anos a Usina de Jirau, no acordo de concessão, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ficou de aplicar na manutenção das Unidades de Conservação as compensações ambientais cerca de R$ 14 milhões, no entanto, o estado nada recebeu, e os recursos estão sendo aguardados para as demarcações e proteções das Unidades de Conservação.

O governador ainda protocolou documentos e pediu providências na agilização dos recursos. “Viemos buscar o que é de direito. Trouxemos os projetos e informamos onde serão aplicados os recursos”, disse.

Quanto à proposta de desmatamento zero em Rondônia, ele afirmou que a proposta é legalizar sítios, fazendas e os manejos florestais. “Queremos legalizar a produção do estado em todos os sentidos, tanto agrícola como também a exploração madeireira”.

O coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Ibama, Jair Schimith, disse que a iniciativa do governador em propor ações conjuntas no combate ao desmatamento somará positivamente contra a ilegalidade. “Hoje boa parte do desmatamento que ocorre acaba vinculada às competências primárias do estado. Estamos iniciando as tratativas de cooperação entre o Ibama e o governo de Rondônia para combater a ilegalidade”.

A ministra destacou que a intenção do governador de ser o primeiro estado da Federação a apresentar metas do desmatamento zero irá estimular outros estados no processo. O governador garantiu ainda que em breve os frigoríficos não vão comprar boi de fazendas que não tiver o Cadastro Ambiental Rural.



Deixe o seu comentário