Porto Velho/RO, 25 Março 2024 02:32:53
Diário da Amazônia

Governador defende inovação na arrecadação

Governador participou ontem de lançamento de programa do Tribunal de Contas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/06/2017 às 05h05min

Governador Confúcio que inovou como prefeito disse que hoje não precisa ser radical

Por ocasião do lançamento do Programa de Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Sustentável dos Municípios (Profaz), ontem, o governador Confúcio Moura (PMDB) afirmou que o dinheiro dos tributos é o melhor dinheiro, e defendeu que a arrecadação deve incluir fontes inovadoras que precisam ser descobertas. O lançamento aconteceu no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

O Profaz é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) para melhorar a arrecadação dos municípios. Com dinheiro em caixa, os prefeitos podem realizar obras importantes. Como o País vive momentos recessivos, é nos tributos que recai a esperança dos gestores.

Em 2004, quando foi prefeito em Ariquemes, Confúcio precisou inovar porque não havia dinheiro para realizar as obras prometidas. Ele admitiu que foi obrigado a adotar medidas impopulares para arrecadar.

“Hoje não é necessário ser tão radical. Este programa [o Profaz] oferece orientações importantes para vocês”, afirmou olhando para os prefeitos que participavam do evento.

Com o programa, o Tribunal de Contas, em parceria com o governo de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pretende difundir informações para reduzir a dependência dos municípios em relação às transferências estaduais e federais.

Os secretários de Finanças e de Planejamento dos municípios, além dos prefeitos, são o público-alvo do Profaz.

Segundo o presidente do TCE, conselheiro Edilson Silva, o programa tem como base a regularização fundiária, modernização tributária, revisão da Lei Orgânica dos Municípios e Código Tributário, desburocratização para a abertura de novos negócios, estímulo ao empreendedorismo e descoberta da vocação econômica sustentável do município.

O conselheiro usou a força do trabalho do homem do campo como fator motivador para que a sociedade em geral participe das mudanças. “O agricultor planta, cuida e colhe, apesar das adversidades”, arrematou.

A melhoria da arrecadação, segundo Confúcio Moura, exige também inovação, ideias novas. “O município precisa ser reinventado”, orientou.

As práticas como o desmatamento e invasão de reservas florestais também foram condenadas pelo governador, que usou a experiência de ter sido prefeito para propor a busca por novas fontes produtivas para melhorar a arrecadação.

O pronunciamento foi encerrado com mais uma orientação direcionada aos prefeitos. “A crise não vai acabar por decreto, por Medida Provisória. Será vencida com o trabalho nos municípios”, reforçou Confúcio.



Deixe o seu comentário