Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:24:54
Diário da Amazônia

Governo avalia a ampliação de tratamento para câncer renal

Por meio da consulta pública disponível até 29/10, sociedade civil poderá influenciar a incorporação de Pazopanibe, da Novartis, no SUS

Por Novartis
A- A+

Publicado: 13/10/2018 às 13h40min

O câncer de rim é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas em suas fases iniciais, fazendo com que muitos pacientes descubram o tumor por acaso – ao fazer um exame de imagem durante um check-up de rotina ou para investigar outras suspeitas. Com isso, grande parte dos diagnósticos é feito com a doença em estágio avançado ou metastático (índice ultrapassa os 90%)1, quando as chances de cura são menores.

A cirurgia costuma ser indicada para casos nos quais o tumor é diagnosticado precocemente. Já nos casos avançados, com a presença de metástase em outros órgãos, o tratamento costuma ser mais difícil. “Os tumores de rim não costumam responder bem aos tratamentos oncológicos convencionais, como quimioterapia e radioterapia. Assim, o mais importante é amenizar os sintomas e retardar as complicações. Para isso, é essencial optar por uma medicação oral que seja eficaz, mas que também tenha boa tolerabilidade, prezando pela qualidade de vida do paciente”, afirma Fernando Maluf, oncologista clínico e um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) acaba de abrir uma consulta pública para discutir a incorporação do Pazopanibe, medicamento que age para diminuir e interromper o crescimento de células cancerígenas, ou mesmo destruí-las, em alguns tipos de câncer de células renais em estágio avançado e/ou metastático. “Esse tipo de medicamento age em alvos que estimulam o crescimento de células e dos vasos sanguíneos. Por ser pílulas, o Pazopanibe é mais fácil de ser administrado do que infusões de quimioterapia”, explica o especialista.

As contribuições da sociedade civil podem influenciar a recomendação final da instituição. A avaliação é então encaminhada para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, responsável pela decisão final de incorporar ou não o medicamento ao SUS.

A consulta pública está aberta para contribuições da sociedade civil até 29 de outubro no site http://conitec.gov.br/consultas-publicas, sob o nome “Cloridrato de pazopanibe e malato de sunitinibe para carcinoma de células renais metastático”, consulta número 54.

Sobre a Novartis

A Novartis oferece soluções inovadoras de saúde que atendem às necessidades em constante evolução dos pacientes e da sociedade. Sediada na Basileia, Suíça, a empresa oferece um diversificado portfólio a fim de melhor atender a essas demandas: medicamentos inovadores, genéricos, biossimilares e produtos para cuidados com os olhos, tendo posições de liderança global em cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos de aproximadamente US$ 9 bilhões em P&D. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 125 mil colaboradores e seus produtos estão presentes em mais de 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, acesse www.novartis.com.br.



Deixe o seu comentário