Porto Velho/RO, 19 Março 2024 19:23:15
Diário da Amazônia

Governo continua com maioria no Senado

Pelo menos 27 dos 81 senadores da próxima legislatura, que começa no próximo dia 1º, são estreantes ou foram reeleitos para mandatos..

A- A+

Publicado: 11/01/2015 às 03h10min | Atualizado 25/04/2015 às 14h21min

Base governista no Senado terá dois parlamentares a mais na próxima legislatura

Base governista no Senado terá dois parlamentares a mais na próxima legislatura

Pelo menos 27 dos 81 senadores da próxima legislatura, que começa no próximo dia 1º, são estreantes ou foram reeleitos para mandatos até janeiro de 2023. Em tese, segundo a Agência Senado, a nova composição não deve representar mudança significativa no cenário das votações, já que o governo mantém maioria folgada na Casa.

Os 11 partidos que formam a base aliada — PMDB, PT, PDT, PCdoB, Psol, PRB, PP, PSD, PTB, PR e PSC — começam o ano legislativo com 58 senadores, já consideradas as substituições dos três senadores que viraram ministros na nova gestão de Dilma Rousseff. O número representa uma ampla maioria no total de 81 senadores. O maior quórum para aprovação de matéria é o de proposta de emenda à Constituição: 49 senadores (três quintos do total).
A base governista tem dois senadores a mais na composição que encerra a legislatura neste mês. Mas há dissidências. O único representante no Psol, Randolfe Rodrigues (AP), por exemplo, atua como independente.

Só a partir das primeiras votações é que o posicionamento de duas legendas que lançaram candidatos próprios à Presidência da República ficará claro. O PSC, do Pastor Everaldo, tem um representante, o senador Eduardo Amorim (SE). Também integrante da base governista, o partido apoiou Aécio Neves no segundo turno. O PSB, de Eduardo Campos e Marina Silva, já declarou independência no contexto nacional, mas, na Câmara dos Deputados, tende a ser oposição.
Agora a quarta maior bancada da Casa, o PSB dobrou de tamanho no Senado nas últimas eleições. Manteve os senadores Lídice da Mata (BA), João Capiberibe (AP) e Antonio Carlos Valadares (SE) e acrescentou mais três: Roberto Rocha (MA), Romário (RJ) e Fernando Bezerra (PE).

Entre os maiores partidos de oposição, o PSDB perdeu duas cadeiras e o DEM ganhou uma. A partir de fevereiro serão 11 e 5 senadores, respectivamente. Do outro lado, PT e PMDB perderam um senador cada um, passando de 14 e 19 para 13 e 18, respectivamente.



Deixe o seu comentário