Porto Velho/RO, 23 Março 2024 13:17:45
SAÚDE

Governo de Rondônia suspende aulas devido ao coronavírus

Anúncio foi feito em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16), em Porto Velho.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/03/2020 às 10h07min | Atualizado 16/03/2020 às 15h40min

Divulgação/Diário da Amazônia

O governo de Rondônia anunciou a suspensão das aulas por 15 dias, nas escolas da rede pública do estado a partir de amanhã, terça-feira (17), podendo ser suspensas por mais 15. A medida faz parte do plano de contingenciamento contra o coronavírus. O estado ainda não tem nenhum caso confirmado para Covid-19.

A decisão foi divulgada agora em Porto Velho pelo Secretário Estadual de Saúde Fernando Máximo e pelo Secretário Estadual de Educação Suamy Lacerda Abreu durante coletiva de imprensa.

O decreto da suspensão das aulas deve ser publicado pelo governo ainda nesta segunda-feira.

O Secretário de educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, reforça que a determinação para suspensão das aulas vale para faculdades, creches e escolas privadas.

“O decreto será de 30 dias, mas nos 15 dias iniciais nós vamos estudar a situação do estado. Se tiver melhorado a questão de Covid-19 em 15 dias, nós retornamos com as aulas. Se não, ficará parado com 30 dias”, diz Suammy.

De acordo com o Secretário de Saúde, Fernando Máximo, no momento o estado conta com 24 suspeitos, dos quais 13 são de Porto Velho, em Ariquemes são 8 pessoas, em Ji-Paraná apenas 1 e Vilhena 2 casos. “Nenhum dos pacientes necessitaram de internação. Todos os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar. Caso haja necessidade de internação nós temos hospitais de referência”, disse.

“Nesse momento é preciso lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar e manter-se um metro distante de pessoas doentes”, recomendou o Secretário. Fernando explicou que os sintomas mais comuns são febre, tosse ou dificuldades de respirar. E disse que no momento o ideal é que a população priorize o isolamento.

Caso apresente os sintomas do vírus o paciente deve ligar para o disk Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) pelo 0800 642 5398 em todo o estado ou para 0800 6471 1010 em Porto Velho.

 

 



Deixe o seu comentário