Porto Velho/RO, 18 Março 2024 16:37:14
Diário da Amazônia

Governo e Infraero assinam contrato conjunto para reformar aeroportos do estado

Com a entrega das obras a Azul informou que planeja as operações com jatos da Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros.

Por Redação / Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 07/11/2020 às 08h35min | Atualizado 08/11/2020 às 00h50min

Nesta sexta-feira (6), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou que fechou contrato com o governo de Rondônia para reformar três aeroportos do interior do estado. Os voos domésticos no interior estão suspensos desde o primeiro semestre.

De acordo com a Infraero, a parceria prevê a execução de serviços especializados nas pistas de pousos e decolagens, além da remoção de borracha na pista. O serviço será realizado nos aeroportos de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná.

Segundo a Infraero, as reformas nas pistas serão feitas em até 30 dias pela equipe da Superintendência de Gestão da Manutenção, seguindo os critérios de segurança operacional estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte de Rondônia (DER-RO), afirmou estar investindo nas melhorias das reformas dos aeroportos para retomar os voos da Azul Linhas Aéreas. No primeiro semestre a companhia retirou todos os seus voos do interior. Em Cacoal os buracos na pista influenciavam o pouso e a decolagem. Já no aeroporto de Vilhena a principal queixa da companhia era o perigo dos animais invadirem a pista durante o pouso ou decolagem. Em Ji-Paraná, a empresa disse ser necessários fazer a desaprovação de um dos lados da pista.

Em outubro, a Azul Linhas Aérea informou que adiou o retorno dos voos para Vilhena. A volta das operações no município só deve ocorrer em abril de 2021, depois da conclusão da obra da cerca para conter os animais na pista.

O DER aceitou a solicitação da companhia (sobre reformar a cerca) e entrou com pedido ao governo do estado para fazer as alterações no aeroporto Brigadeiro Camarão. Segundo informou a empresa contratada para realizar as obras no aeroporto tem prazo de 180 dias para concluir as alterações.

Com a entrega das obras a Azul informou que planeja as operações com jatos da Embraer E195, com capacidade para 118 passageiros. A aeronave substitui as ATR 72-600, com 70 assentos.

 



Deixe o seu comentário