Porto Velho/RO, 28 Março 2024 00:24:07
Diário da Amazônia

Governo fortalece setor agrícola com máquinas

Foram 55 equipamentos, dois caminhões e um trator entregues no Vale do Jamari.

Por Redação e Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/03/2017 às 05h35min

Governador Confúcio cobrou retorno dos agricultores ao entregar equipamentos

Pelo menos 21 associações e seis prefeituras do Vale do Jamari e municípios vizinhos foram contemplados no fim de semana com a entrega de 55 equipamentos agrícolas, dois caminhões 3/4 e um trator pelo governo do Estado, em mais uma ação de incentivo à agricultura família. Os equipamentos e caminhões foram fruto de emenda de R$ 750 mil do deputado estadual Adelino Follador; e o trator foi de de emenda do deputado federal Lúcio Mosquini. A entrega foi realizada pelo governador Confúcio Moura no sábado, no pátio do DER em Ariquemes.

Para o presidente da Associação Aprugs de Ariquemes, Adeilton Pereira, o incentivo do governo oferecido aos agricultores familiares é fundamental para a permanência do homem no campo, instigando maior produção para abastecer a cidade e, consequentemente, maior renda.

“Confúcio sabe da importância do pequeno produtor para o desenvolvimento econômico e também sabe que sozinhos nós não temos condições de adquirir esses equipamentos. Ele acredita e valoriza a gente, e isso me faz acreditar ainda mais na agricultura familiar. Essas ações são estimulantes e contribuem com a nossa permanência no campo”, afirmou Silva.

A Central da Agricultura Familiar de Ariquemes foi contemplada com um caminhão 3/4 para o transporte dos alimentos produzidos pelos associados. O presidente José Martins comemorou a conquista ao receber o veículo. Ele falou que muitas vezes, por falta de transporte, a produção era perdida e que a partir de hoje isso não vai mais acontecer.

Na ocasião, representando os gestores municipais, o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, disse que a parceria com o governo e com os deputados estaduais e federais é fundamental ao desenvolvimento. “A agricultura hoje é uma das bases econômicas de Ariquemes. A nossa preocupação, como gestores, é proporcionar benefícios para que o homem do campo continue produzindo e multiplique suas lavouras”.

Entre os implementos agrícolas entregues, estão perfuradores de solo, colhedoras de forragens, roçadeiras, carreta com capacidade para quatro toneladas, grades aradoras, tanques resfriamento de leite de 1 e 1,5 mil litros, arado subsolador e 2 caminhões 3/4.

Parlamentar destaca apoio do governo ao campo

Ao agradecer a Confúcio pela liberação da emenda, o deputado Adelino destacou o apoio e a importância do governador para o homem do campo e a diferença que faz em suas vidas. “Eu vim da roça e conheço as dificuldades e necessidades do pequeno produtor, e esses equipamentos vão ajudar na modernização do agronegócio familiar. Será um divisor de águas”, declarou.

O governador orientou as associações sobre o uso inteligente dos equipamentos, cobrou retorno positivo ao Estado com a geração de produção e riquezas em suas terras. “Incorpore tecnologia na sua produção rural e faça sua terra produzir gerando riqueza e qualidade de vida para a sua família. É com esse recurso que o homem do campo pode ter a sua casa de alvenaria, sua caminhonete na porta para passear e investir na educação do filho”, ponderou.

Confúcio ainda alertou os produtores rurais sobre a responsabilidade ambiental. E disse que da mesma forma como defende o desenvolvimento socioeconômico também defende, por convicção própria, a preservação ambiental. “Rondônia não precisa desmatar nenhuma árvore para crescer e gerar riquezas, pois com a recuperação das áreas desmatadas será suficiente”, afirmou.



Deixe o seu comentário