Porto Velho/RO, 26 Março 2024 02:01:43
Diário da Amazônia

GRS recebe 1/3 de doses necessárias à vacinação nas UBSs

Unidades Básicas de Saúde não terão mais 25 mil doses à vacina para atender à população.

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 03/04/2019 às 06h45min

A campanha de vacinação de prevenção contra a gripe, que em Ji-Paraná têm início previsto para amanhã (04) nas unidades de Saúde Básica (USB) do município, não terá as 25 mil doses que seriam suficientes para imunizar a população direcionada pela ação.

A vacinação se estenderá até o dia 31 de maio. Porém, o ‘Dia D’ será em 4 de maio. – Foto: Divulgação

A vacinação se estenderá até o dia 31 de maio. Já o ‘Dia D’ da imunização está previsto para o dia quatro de maio. Segundo a Gerência Regional de Saúde (GRS) as primeiras 32 mil doses (1/3) do total necessário, chegaram ontem e começam a ser distribuídas para as 17 cidades que formam o polo central.

De acordo com o gerente da GRS, Ivo da Silva (Ivo da Sucam) como é mais conhecido, as doses de vacina são do Ministério da Saúde (MS) que envia para os Estados da federal, e consequentemente, são repassadas para a GRS, que as distribuem para as secretarias de Saúde (Semusas) do polo. Ele garantiu que apesar da quantidade chegada não ser o suficiente para atender à demanda, muito possivelmente, o Ministério da Saúde deve entregar o restante na próxima semana. “Essa é apenas a primeira entrega para dar início a campanha, e não acredito que venha faltar vacinas para imunizar a nossa população-alvo”.

Rafael Araújo, da Divisão de Imunização de Ji-Paraná, disse que na primeira etapa da campanha, as pessoas serão atendidas entre as 7h30 e 13h30 nas Unidades de Saúde Básica (postinhos). Podem ser vacinados: professores, servidores da Saúde, gestantes, pessoas idosas, pessoas com problemas respiratórios (com laudo), pessoas com diabetes, hipertensas que deverão apresentar receita de uso contínuo e crianças com idade entre seis meses e cinco anos de idade. “Todos devem apresentar no ato da vacinação o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, alertou.
Sobre a chegada de menos da metade das doses previstas, Rafael Araújo não foi localizado para comentar.



Deixe o seu comentário