Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:30:33
Diário da Amazônia

Grupo Gurgacz promove palestra sobre Outubro Rosa em Porto Velho

O Outubro Rosa foi lembrado nesta quarta-feira, (23) em um evento voltado para as mulheres do Grupo Gurgacz (Amazônia Pneus, Eucred, Rede..

Por Redação
A- A+

Publicado: 23/10/2019 às 18h37min

O Outubro Rosa foi lembrado nesta quarta-feira, (23) em um evento voltado para as mulheres do Grupo Gurgacz (Amazônia Pneus, Eucred, Rede TV! e Diário da Amazônia). A ação reuniu mulheres e contou com a participação da palestrante Gislaine Dias, que compartilhou sua experiência vivida no tratamento contra o câncer e dividiu informações sobre o projeto Força Na Peruca que tem o objetivo de confeccionar perucas para mulheres e crianças em tratamento.

“A peruca elevou minha autoestima, sem cabelo eu não queria sair de casa. Após conhecer o projeto resolvi me tornar voluntária, para ajudar a devolver a autoestima de outras mulheres”, disse a palestrante

Em 2013, Gislaine com 39 anos descobriu que tinha câncer. Relata que só realizou o exame de mamografia porque insistiu ao médico, como ainda não tinha 40 anos, o profissional havia lhe dito que não era necessário antes da idade recomendada pelo Ministério da Saúde. O exame foi realizado mesmo contra a vontade do médico e o resultado foi positivo, o câncer estava em estágio avançado. Gislaine realizou 25 sessões de radioterapia e oito sessões de quimioterapia no Hospital de Amor da Amazônia que resultou na perda do cabelo em fevereiro de 2015. Conta que nesse período perdeu a vontade de sair de casa.
Para ir à festa de aniversário de um sobrinho Gislaine ganhou uma peruca de fibra que acabou causando alergia resultando em feridas.

Projeto valoriza auto-estima das mulheres

No mesmo ano de 2015 conheceu o projeto idealizado pela deputada federal Silvia Cristina (PDT) e coordenado pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras (AME) e Associação Comercial e Industrial (Acijip) onde ganhou uma peruca que devolveu sua autoestima.
“A peruca elevou minha autoestima, sem cabelo eu não queria sair de casa. Após conhecer o projeto resolvi me tornar voluntária, para ajudar a devolver a autoestima de outras mulheres’’, disse ela.
De acordo com Gislaine, o projeto pioneiro já está há três anos funcionando na região. Com 10 voluntárias e cinco máquinas já foram já foram produzidas e entregues mais de 600 perucas com cabelos naturais para mulheres e crianças. “Entendo a importância de ser beneficiada com uma peruca, por isso desenvolvo esse trabalho com muito amor’’, pontou a voluntária que foi convidada pelo Hospital de Barretos para oferecer oficinas de perucas para as mulheres que estão em tratamento.

Realizar o diagnóstico precoce é um fator decisivo para o tratamento

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior é a chance de cura. Por isso é preciso estar atento aos detalhes, a doença costuma manifestar-se em mulheres acima de 40 anos, mas o aumento de incidências em mulheres mais jovens vem chamando a atenção. O diagnóstico precoce é fundamental para qualquer tipo de tratamento. Em Porto Velho os exames são gratuitos e podem ser realizados nas unidades básicas de saúde através das carretas. Também pode ser feito no Hospital de Amor Amazônia de quarta a sexta-feira das 7h às 17h na BR-364.

Diretor Executivo do SGC apoia a campanha

Segundo o diretor executivo do Grupo SGC, Acássio Figueira, o evento foi criado para conscientizar todas as colaboradoras. “É importante ressaltar que o Outubro Rosa serve não só para assistir palestras ou tirar fotos, mas para se cuidar o ano todo. Não adianta tentar entender como foi que aconteceu, basta entender que o amor cura tudo”, finalizou.



Deixe o seu comentário