Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:22:11
VARIEDADES

Halving do Bitcoin se aproxima: o que é, como funciona e qual o impacto no preço da criptomoeda?

Dados históricos indicam que os eventos de halving são geralmente precedidos por grandes valorizações do Bitcoin

A- A+

Publicado: 21/02/2024 às 18h57min | Atualizado 21/02/2024 às 19h01min

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

Quando o Bitcoin foi idealizado, algumas regras muito claras foram estabelecidas, como, por exemplo, a sua emissão limitada em 21 milhões de unidades. Outra regra estabelecida, sempre com a premissa de manter a valorização do ativo, foi de que haveria cortes em determinados momentos sobre as recompensas pagas aos mineradores, processo chamado de halving.

Antes de falarmos sobre o halving, vale a pena entender como ocorre a mineração

A mineração de Bitcoin

O processo de mineração é simples. Sempre que uma transação é requisitada em uma corretora de criptomoedas, por exemplo, ela precisa ser validada e registrada na blockchain – cadeia de blocos onde são registradas todas as transações com Bitcoin.

Nesse momento, um desafio matemático complexo é lançado na rede, e então os chamados mineradores, por meio de computadores dedicados, correm para resolver o desafio, que é realizado por tentativa e erro. O minerador que resolver primeiro recebe o direito de validar e registrar a transação.

Por conta de seu trabalho, o minerador recebe uma recompensa na própria moeda digital.

O que é Halving?

O termo vem da palavra “Half”, que significa metade em inglês, e recebe esse nome porque é quando ocorre o corte, pela metade, na recompensa paga aos mineradores. O evento é programado para ocorrer sempre que há a emissão de 210.000 novas unidades de Bitcoin, o que em média acontece a cada quatro anos.

Quando o Bitcoin foi lançado, em 2009, a recompensa era de 50 unidades da moeda para cada novo bloco criado. Desde então, já ocorreram três eventos de halving e atualmente a recompensa é de 6,25 BTC.

O evento é extremamente importante para garantir a escassez da moeda, uma vez que, quando ocorre a diminuição da recompensa, a oferta de novas unidades da moeda é controlada, impulsionando o valor do ativo.

Halving em 2024 e o impacto no valor do Bitcoin

O próximo evento de halving se aproxima, e embora não seja possível determinar com exatidão a data ou o mês, ele deve acontecer em 2024, possivelmente ainda no primeiro semestre, reduzindo a recompensa para 3,125 BTC.

Esse evento, em especial, é um dos mais aguardados e já tem gerado impacto na valorização da criptomoeda. Uma vez que a recompensa paga começa a ser menos atrativa para os mineradores, a tendência é que eles passem a guardar as moedas recebidas, e não mais as insiram no mercado, o que deve gerar grande escassez em um momento de forte demanda, elevando consideravelmente o preço do ativo.

Historicamente, os períodos que antecedem os eventos programados de halving costumam registrar grandes valorizações do Bitcoin, tendência que vem sendo observada novamente. Apenas em 2024, a criptomoeda já acumula uma valorização de cerca de 19%, sendo que já havia acumulado uma variação positiva de mais de 140% ao longo de todo o ano de 2023.

Especialistas acreditam que após o próximo halving o Bitcoin deve superar suas máximas históricas.



Deixe o seu comentário