Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:01:04
Diário da Amazônia

Hermínio quer auditoria sobre grampos anunciados por Confúcio

Para detectar eventuais grampos ilegais nos telefones de assessores e auxiliares do governo, o presidente da Assembleia Legislativa,..

A- A+

Publicado: 07/01/2015 às 03h00min | Atualizado 12/04/2015 às 07h48min

Para detectar eventuais grampos ilegais nos telefones de assessores e auxiliares do governo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, encaminhará na próxima semana ao Ministério Público pedido de auditoria no sistema Guardião da Polícia Civil (sistema que realiza monitoração de voz e dados e identificação de locutores). A medida é uma resposta ao anúncio feito pelo governador durante cerimônia de posse, quando disse que teria autorizado o secretário de Segurança e Defesa, Antônio Reis; e o diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, a instalarem escutas telefônicas, os chamados grampos, em secretários, assessores e repartições públicas, com o objetivo de saber o que acontece em seu governo e evitar ser surpreendido mais vezes por operações da Polícia Federal.

A Constituição Federal de 1988 admitiu a invasão da privacidade do cidadão, por meio de captação de som, de imagem, coleta de dados e informações, permitindo-se excepcional violação do sigilo das comunicações telefônicas, porém somente amparadas por ordem judicial.



Deixe o seu comentário