Porto Velho/RO, 19 Março 2024 08:24:02
Diário da Amazônia

História dos pioneiros tem registro em museu

A Biblioteca Municipal continua entrando em contato ou recebendo os pioneiros para gravar entrevistas e eternizar a história de Ariquemes.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/09/2017 às 05h45min

No Projeto Idade Viva, pioneiros contaram suas histórias

O Museu de Gente é um projeto coordenado pela Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e tem papel fundamental na consolidação da identidade rondoniense, transformando as histórias de vida de pessoas de vários segmentos sociais que acompanharam ou contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento do Estado em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre os povos. Fica localizado em Porto Velho, mas também pode ser conhecido através site museudegentederondonia.com.br.

Nazaré Silva, coordenadora do projeto, esteve em Ariquemes há alguns dias, e com apoio da bibliotecária Cíntia de Jesus, entrevistou 20 pioneiros da cidade. Durante esse período, visitaram o bairro Marechal Rondon, onde nasceu a cidade de Ariquemes. Lá, conversaram o senhor João Batista Rodrigues, que contou os desafios de chegar em Rondônia por meio de navio, até Porto Velho, em 1962, quando a capital ainda era apenas um vilarejo e havia apenas 5 moradores. Depois, veio para a região, ainda sendo desbravada.

Idade viva

As visitas não pararam, no Projeto Idade Viva mais pioneiros contaram suas histórias e, nas visitas domiciliares, outro vanguardista também deu sua contribuição, o “seu Cici da farmácia”.

Serviço

A Biblioteca Municipal continua entrando em contato ou recebendo os pioneiros para gravar entrevistas e eternizar a história de Ariquemes. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (69) 3536-2422 ou 92722654, falar com Cíntia. (AI)



Deixe o seu comentário