Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:19:50
Diário da Amazônia

Hoje é dia de Samba Autoral!

Hoje é dia de Samba Autoral! Desta feita, os compositores de Porto Velho vão se encontrar na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná entre a..

A- A+

Publicado: 06/10/2018 às 07h39min

Hoje é dia de Samba Autoral! Desta feita, os compositores de Porto Velho vão se encontrar na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getúlio Vargas no bairro Nossa Senhora das Graças.

********

O artista compositor nacional homenageado durante o Samba Autoral de hoje, é o grande Paulinho da Viola. Essa homenagem começa antes das apresentações das novas obras dos nossos compositores.

*********

Por falar em Paulinho da Viola sua filha Eliane Farias que fez show ontem, na Taba do Cacique com a produção do Beto Cezar, vai marcar presença no Samba Autoral.

********

Ela receberá as homenagens dos compositores rondonienses pelo seu pai Paulinho da Viola. Beto Cezar garante que a Eliane participará cantando algumas obras de sua autoria.

********

Aliás, ela ha alguns concursos de samba enredo na Portela vem batendo na trave, este ano sua parceria infelizmente não conseguiu chegar a final, mesmo assim, seu samba foi e é considerado dos melhores.

********

Quer conhecer uma grande compositora, vai ao Samba Autoral na tarde deste sábado dia 6, a partir das 15 horas. O bicho vai pegar!

********

Se você que saber a potência do meu samba, vai la no Calixto onde se encontram os bambas… Verso de um samba de minha autoria em parceira com Laimesson Thoba.

********

Nada melhor em véspera de eleição, do que curtir uma boa roda de samba, refletindo sobre as propostas dos candidatos a presidência da república, senado, deputado federal e deputado estadual.

********

Por falar nisso, em conversa com o Amaral jovem “especial” que trabalha no gabinete do deputado Lebrão e é especialista em cálculo de Quociente Eleitoral (Um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras). Fiquei sabendo sobre as possibilidades das coligações elegerem seus representantes.

*********

Amaral como já dissemos é “especial”, porém, poucos sabem calcular quem vai ocupar mais cadeiras na Assembléia Legislativa na próxima legislatura do que ele.

********

Exemplo: A coligação formada pelo PC do B, PNM, PSC deve fazer apenas DOIS deputados. Enquanto a coligação MDB/PV pode chegar a CINCO eleitos porém, certeza mesmo são três. O PDT deve fazer DOIS deputado e o PSB apenas UM. PSDB/DEM/PSD tem chance de fazer QUATRO deputados.

*********

Para a coligação ou o partido fazer um deputado estadual, são necessários 30 mil votos. Conquistados esses votos, o candidato mais votado da coligação ou do partido, é considerado eleito. É mais ou menos isso.

*********

Entre as coligações citadas existe uma, que abriga quatro fortes candidatos. Na realidade, os quatro são deputados na atual legislatura, porém pelos cálculos do jovem Amaral, apenas DOIS serão reeleitos. É páreo duro, a não ser que os quatro consigam o efeito Tiririca ou Enéas.

********

Geralmente os partidos escolhem um ou dois candidatos para trabalhar seus nomes, são os “ungidos” dos caciques partidários, os demais candidatos, são apenas para somar votos para os queridinhos do partido.

********

Assim como pode acontecer, de um candidato que obteve votação inexpressiva conseguir uma vaga, graças ao Quociente Eleitoral. É aquela situação que muitos questionam: Como é que o fulano teve milhares de votos e não se elegeu e o sicrano que não teve nem a metade dos votos dele, conseguiu a cadeira?

********

Por isso, se você não quer perder seu voto, pede voto para o teu candidato. A briga por uma cadeira na Assembléia Legislativa de Rondônia não será fácil. Nessa hora acreditar em ideologia não é aconselhável. Corre atrás do voto, candidato!



Deixe o seu comentário