Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:12:13
SAÚDE

Hospitais são preparados para atender pacientes com coronavírus

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia, na Capital, atenderá exclusivamente casos de Covid-19.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/03/2020 às 10h16min | Atualizado 27/03/2020 às 10h26min

Foto: divulgação

Todas as unidades hospitalares estão intensificando os trabalhos, montando estratégias para lidar exclusivamente com os casos confirmados de Covid-19, mas sem deixar de atender os demais pacientes hospitalizados, conforme destacou a gerente de programas estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Anelise Medeiros. Segundo ela, o Cemetron já conta com 19 leitos equipados com materiais novos para atender possíveis pacientes de covid-19.

Anelise Medeiros informou que entre as medidas mais eficazes está a desospitalização, procedimento por meio do qual pacientes que apresentam melhora são transferidos para outras unidades, instituições ou para receber o tratamento no conforto do lar, próximo à família, contribuindo para abrir vagas para novos leitos. “Os pacientes são avaliados e todos os procedimentos agilizados de forma que possamos atender pacientes com coronavírus sem contaminar os demais hospitalizados”, disse a gerente, acrescentando que inicialmente o Centro de Medicina Tropical de Rondônia, que terá a unidade Assistência Médica Intensiva (AMI 24H)) como unidade de retaguarda, focará exclusivamente no atendimento de pacientes infectados com o vírus”, explicou.

Atualmente o Cemetron possui sete salas prontas e equipadas para receber os possíveis pacientes de covid-19, e mais 12 estão em fase de finalização. Já a unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI 24H)), unidade de retaguarda, oferece mais 12 leitos equipados. Segundo Anelise, todas as unidades hospitalares possuem o NIR, que faz o monitoramento dos pacientes desde a chegada, tratamento e até a alta hospitalar. “Os núcleos internos fazem a comunicação com a regulação e com outros hospitais de referência, gerando rapidez no serviço, rotatividade entre outras ações”, informa a gerente.

Novos equipamentos

Na semana passada, o Cemetron recebeu 44 novos equipamentos, entre ventiladores pulmonares mecânicos, cardioversores, monitores e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para suporte à vida. Os equipamentos contribuirão com o plano de ação em caso de emergência do coronavírus. Na Capital, as unidades de referência que estão no plano de contenção da Sesau ao coronavírus são Hospital Cemetron, AMI 24H e Hospital Infantil Cosme e Damião. No interior, o Hospital Regional de Cacoal é a referência.

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário