Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:06:55
SAÚDE

Hospital de Base agora é um centro satélite para transplante card

O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, passa a ser referência para região norte como um Centro Satélite especializado no..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/03/2020 às 09h08min | Atualizado 12/03/2020 às 09h09min

Foto: divulgação

O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, passa a ser referência para região norte como um Centro Satélite especializado no tratamento do paciente com insuficiência cardíaca avançada e refratária, aquela que não responde mais às modalidades tradicionais de tratamento.

As atividades de captação e doação de transplante renal e córnea no Hospital de Base não param. Bem como o ambulatório de atendimento renal para acompanhamento dos pacientes pré e pós-operatório, assim como o serviço de apoio de diagnostico e exames pré e pós-transplantes.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, que assinou o convênio, explica como isso vai beneficiar os pacientes que necessitam de um transplante cardíaco em Rondônia. “O Hospital de Base já atende todos os requisitos em equipe médica e equipamentos exigidos pelo Ministério da Saúde e, dessa forma, passamos a ser uma referencia para triagem destes pacientes. Uma vez indicados, eles são encaminhados para o serviço transplantador, que ainda é feito fora do Estado. Mas beneficio pra população se dá pelo fato de que esses pacientes, que tinham que viajar pra fazer a seleção, a triagem e o pós transplantes contínuo, recebem esses atendimentos aqui”, explica Máximo.

A partir de agora, a Central de Transplantes inicia o processo de seleção e identificação dos pacientes que serão acompanhados pelo ambulatório cardíaco.

REFORÇO À ESTRUTURA LOGÍSTICA DA CET

A Sesau está reforçando a estrutura logística da Central Estadual de Transplantes (CET) com a entrega de um veículo novo para ser utilizado pelas equipes na busca ativa de potenciais doadores, deslocamento da equipe de doação e de transplante para cirurgia e treinamento de profissionais, bem como transporte de órgãos.
O veículo adquirido com recurso próprio da Sesau foi entregue na segunda-feira (9), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Fonte: Com informações da Secom



Deixe o seu comentário