Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:15:45
Diário da Amazônia

Hospital São Daniel Comboni recebe perucas

Mulheres pacientes com câncer serão beneficiadas com a doação para resgate da autoestima.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/03/2018 às 09h30min

Equipe comemora a chegada das perucas; Ação em parceria com salões de beleza segue (Foto: Magda Oliveira/Diário da Amazônia)

O Hospital São Daniel Comboni, de Cacoal, recebeu ontem (26), 40 perucas, feitas pela Oficina ‘Força na Peruca’ de Ji-Paraná. A confecção das peças só foi possível, após a realização da campanha ‘Amor em Mechas’ promovida em outubro do ano passado, quando mais de mil pessoas doaram cabelos. Vale destacar que em Cacoal, os oito salões de beleza credenciados à campanha, continuam recebendo doações de cabelo para confecção de perucas.

De acordo com a idealizadora da Campanha Amor em Mechas, Gil Cardoso, a entrega das perucas é a concretização de um sonho. A campanha foi intensa durante os meses de outubro e novembro e o resultado está sendo colhido com a entrega das perucas. “Estou com a sensação de dever cumprido. Estou muito feliz com o resultado, pois sei que o trabalho desenvolvido foi muito sério e trará felicidade a muitas pacientes que não ficam à vontade com a queda do cabelo. A campanha Amor em Mechas não acabou, ou seja, as pessoas que quiserem cortar os cabelos e doar as mechas, basta procurar um dos oito salões credenciados à campanha e fazer a doação”, explicou Gil.

Uma das pacientes que não se sentia à vontade com a falta do cabelo é a dona de casa Ozila Pereira, 56 anos. Ela é moradora da área rural de Espigão D’Oeste, faz tratamento contra um câncer de mama há um ano. Porém, há cerca de três meses perdeu totalmente os cabelos. Durante a cerimônia de entrega das perucas, realizada na recepção do hospital São Daniel Comboni, Ozila foi uma das contempladas com o recebimento da peruca.

“A queda dos meus cabelos me deixou muito triste, pois sentia vergonha da minha aparência, para esconder a falta dos fios, sempre utilizo um gorrinho. Quando fiquei sabendo que o hospital daria as perucas, me interessei e pedi uma. Estou satisfeita e feliz”, elogiou a mulher.

Projeto ‘Força na Peruca’ 300 encomendas 

Essa é a terceira vez que a oficina doa perucas para pacientes que fazem tratamento contra o câncer em Cacoal. Mas, a idealizadora do Força na Peruca, Silvia Cristina, destaca que é a primeira vez que as perucas são confeccionadas com cabelos doados por moradores da cidade. Para a confecção das perucas, a oficina conta com 10 voluntárias, sendo que boa parte passou por tratamento oncológico, ou seja, conhecem a realidade de pessoas que perderam os cabelos.

“Em dois anos de funcionamento o projeto já entregou mais de 300 perucas, então uma das nossas bases é no Hospital São Daniel Comboni, São Pelegrino e o Hospital de Amor. A previsão é voltarmos a Cacoal ainda esse ano, mesmo porque ainda temos mechas que recebemos do município, para serem transformadas em perucas. Em agosto também esperamos entregar perucas em Barretos”, contou Silvia.

A seleção das pacientes que receberão as perucas, será feita pela assistente social do hospital. Patrícia Lira, explica que vários fatores serão levados em consideração no momento da seleção. “Infelizmente não temos perucas para todas as pacientes, mas já recebemos a sinalização de 15 pacientes que querem perucas. Outro fator levado em consideração para a doação das perucas, serão as pacientes que não se sentem à vontade com a queda dos fios. Conversaremos com as pacientes para fazer essa seleção”.

 



Deixe o seu comentário