Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:28:50
Diário da Amazônia

“Passos que Salvam”: Hospital vende kits contra o câncer em Ji-Paraná

A campanha em Ji-Paraná é realizada pelo Gapc, que mobiliza a caminhada dia 23. A Caminhada Passos que Salvam, edição 2014 da..

Por Wilson Neves Repórter do Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/11/2014 às 13h26min | Atualizado 28/04/2015 às 15h13min

A campanha em Ji-Paraná é realizada pelo Gapc, que mobiliza a caminhada dia 23.

A Caminhada Passos que Salvam, edição 2014 da Fundação Pio XII do Hospital do Câncer de Barretos (SP), acontece no próximo dia 23 de novembro, em mais de 200 cidades em todo País mobilizando mais de 200 mil pessoas, unidas com único propósito: despertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para evitar o câncer infanto-juvenil, responsável por oito mil óbitos por ano no Brasil.

Caminhada no ano passado, também realizada em novembro, reuniu centenas de pessoas

Caminhada no ano passado, também realizada em novembro, reuniu centenas de pessoas

Em Ji-Paraná o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (Gapc) está mobilizando e convidando toda sociedade para caminhada nas principais ruas e avenidas da cidade. Os participantes podem adquirir um kit no valor de R$ 25 com renda toda revertida ao Hospital Infantil de Barretos para tratamento de crianças com a doença.

“O câncer infantil é a primeira causa de mortes entre crianças, adolescentes e jovens. Estima-se que em torno de 80% das crianças acometidas com câncer podem ser curadas e ter boa qualidade de vida após o tratamento, desde que sejam diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados”, ressaltou Silvia Cristina, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos, em Ji-Paraná.

Para a coordenadora da Campanha Nacional do Hospital do Câncer de Barretos, é preciso um olhar especial da sociedade para essa problemática. Para ela, quanto mais cedo diagnosticar, maior as chances de cura. “Precisamos despertar a sociedade da importância do seu engajamento na campanha que combate a doença. Nós na primeira edição tínhamos dois Estados envolvidos, Rondônia e São Paulo, e média de 20 cidades. Já na segunda edição foram mais de 80 cidades e sete Estados, agora ampliamos para mais Estados, e queremos alcançar mais de 200 cidades”, ressaltou Naima Khatib, coordenadora Nacional.
Completou ainda, que o verdadeiro sentido da campanha, é a orientação e mobilização da população para o diagnóstico precoce do câncer juvenil.
“Esse projeto foi trazido do Estados Unidos da América (EUA). Quando ficamos sabendo que lá, no San Jude, eles alcançavam 90% de chance de cura, em universo de 100 crianças, salvam 95, enquanto que no Brasil de cada 100 crianças nós só salvamos 50. Fomos até lá saber, qual a estratégia que eles adotavam, descobrimos que a caminhada era o grande lance”, completou.

Em 2012 somente duas cidades em Rondônia participaram da caminhada, Porto Velho e Ji-Paraná, mas a adesão aumentou. No ano passado o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (Gapc) mobilizou mais de duas mil pessoas, que percorreram ruas e avenidas da cidade. O trajeto será o mesmo, mas a consciência de prevenção será ampliada.

Para o Instituto Nacional do Câncer (Inca) os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos), linfomas (que se originam nos gânglios) e tumores no cérebro, que atingem o sistema nervoso central.

B1- abre - box - ji-paraná copySomente em 2013, a previsão estimada do Inca era que 12 mil crianças fossem diagnosticadas com a doença no Brasil, destas apenas 50% delas receberiam atendimento. O agravante, é que muitas crianças e adolescentes chegam com a doença em estágio avançado.

Cor verde

O kit este ano é da cor verde. Os pedidos para adquirir a camisa, boné e cadarço para tênis já começaram segundo coordenadora do Gapc Silvia Cristina. “o sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença quando ela ainda está no início, disseminar as informações sobre prevenção e diagnóstico precoce é extremamente necessário para que a criança possa iniciar um tratamento adequado”, disse Silvia.



Deixe o seu comentário