Porto Velho/RO, 20 Março 2024 21:56:05
RONDÔNIA

Inaugurado o projeto Escola Presente

Projeto tem como objetivo aumentar a participação dos pais na educação da criança.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/09/2017 às 05h00min

Estudantes da Escola Flamboyant, localizada na zona Leste, participaram de atividades esportivas e recreativas

Durante todo o dia de sábado, a Flamboyant, localizada na zona leste de Porto Velho, realizou o projeto escola presente, que contou com serviços gratuitos voltados para a população, com fonoaudiólogos, dentistas, cabeleireiros e psicólogos.

O projeto foi desenvolvido pela primeira-dama, em parceria com a secretaria de educação do município, e tem como objetivo aumentar a participação dos pais na educação da criança, visto que a escola vem obtendo um baixo índice no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para unir os dois núcleos (familiar e escolar), na melhoria da educação, foi desenvolvido um cronograma, onde serão feitas as ações pontualmente, como diz a diretora da escola Lucilene Felix.

“Este projeto com certeza vai mostrar resultados, na questão do ensino, ter a família presente no ambiente escolar é muito importante no aprendizado, pois, a família é quem dá o suporte. Esta é só a inauguração, mas o projeto será contínuo, para o dia de hoje estamos focando na assistência social, nos atendimentos médicos, como na parte de recreação, mas além desta primeira ação, o projeto levará aulas de reforço futuramente para os alunos, e as outras ações serão feitas pontualmente, dependendo da necessidade dos alunos”, disse a diretora.

A idealizadora do projeto a primeira-dama Ieda Chaves esteve presente na ação, preocupada com os índices não satisfatórios apontados pelo Ideb, ela pediu a participação efetiva dos pais na educação dos filhos, sobre a primeira fase do projeto ela disse:
“Nós esperamos de fato uma integração das famílias na escola, entendo que os pais tenham preocupação com a vida escolar dos seus filhos, mas com a correria do dia a dia, alguns pais deixam a responsabilidade a cargo somente da escola na educação dos seus filhos. Nesta escola poderemos oferecer outras possibilidades, precisamos combater o analfabetismo, o trabalho infantil, a violência doméstica, mas, isto vai depender dos pais, por isso nós estamos realizando este projeto, para que os pais sejam mais presentes na vida escolar dos filhos”, explicou Ieda Chaves.

Estudantes de saúde da Fimca participaram da ação, levando serviços básicos de saúde para a comunidade, um consultório dentário ofereceu tratamento e orientação sobre uma higiene bucal correta, oferecendo escovas e demonstrando aos pais e alunos o modo certo de escovação.

Josete Susuki e Taciane Rodrigues são mães de alunos da escola Flamboyant, para elas, a iniciativa era o que estava faltando, pois, muitas vezes os pais se sentem desmotivados em auxiliar o ensino das crianças, e que esta integração contribuirá para um melhor acompanhamento na educação dos filhos. Sobre as ações do projeto Josete Susuki diz:

Iniciativa é exaltada por pais

“Este ano está bem melhor, a escola foi reformada, eu agora acompanho mais a minha filha na escola, este projeto está sendo bem-vindo, pois, precisamos mesmo juntar a família, faz muito tempo que ela estuda na escola e nunca tinha visto algo assim, estou gostando e espero que continue as ações”, disse Josete.

Estiveram presentes na inauguração do projeto o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, o secretário municipal de educação Marcos Aurélio, o subsecretário do meio ambiente Robson Damasceno e representantes da Unicef.



Deixe o seu comentário