Porto Velho/RO, 22 Março 2024 05:24:48
Diário da Amazônia

Incidência de crimes tem redução

O Programa Patrulha Maria da Penha é desenvolvido pelo 2º BPM de Ji-Paraná.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/11/2017 às 05h15min

Edwaldo Fantini, Airton Gurgacz e o ex-comandante da PM Oziel Paradela, em Ji-Paraná J. Nogueira/Diário da Amazônia

De cinco em cinco minutos uma mulher sofre algum tipo de agressão no Brasil, e a cada mês se contabiliza 372 mortes, em todo o território Nacional. É o que revela o Mapa da Violência Nacional, dados considerados absurdos.

Com o objetivo de tentar mudar essa estatística no município de Ji-Paraná, por iniciativa do juiz da 2ª Vara Criminal, Edwaldo Fantini Júnior, o magistrado conseguiu um feito inédito no Estado ao implantar o programa Patrulha Maria da Penha para ser executado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado neste município.

De acordo com o magistrado, o projeto é voltado à redução da violência doméstica, e já registrou 86 acompanhamentos desde que foi implantando, em maio deste ano, assegurando o cumprimento de medidas protetivas. Ele explicou que o trabalho de atendimento é feito com uma viatura militar, adquirida através de recursos disponibilizados pelo governo Estadual via emenda parlamentar do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT), que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Mulher e do Idoso na Assembleia Legislativa.

“O trabalho em Ji-Paraná, hoje é referência no Estado, exemplo que deverá ser seguido por outros municípios, na tentativa de coibir essa prática violenta contra a mulher. Outro fator positivo da patrulha Maria da Penha é que já estamos percebendo uma considerável redução dos casos de reincidência”, declarou Edwaldo Fantini Júnior.

Essa informação também foi compartilhada pelo subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, capitão PM Yuri Frota. Ele apresentou números satisfatórios como 97 atendimentos, 69 realizado a vítimas e 28 a familiares, sempre com acompanhamento.
“O volume de acompanhamentos realizados, em Ji-Paraná, demonstram a importância do programa Patrulha Maria da Penha, e consequentemente, é o cumprimento da Lei 11.340 que estabelece políticas de proteção e defesa das mulheres”, lembrou PM Yuri.

Ao tomar conhecimento dos resultados satisfatórios, até o momento, o deputado estadual Airton Gurgacz se disse satisfeito em poder contribuir com o projeto apresentado pelo magistrado Edwaldo Fantini Júnior. “Tão logo me foi solicitado o pedido, imediatamente, busquei o recurso para a aquisição da viatura. Também espero que este projeto seja implantado em outras cidades. Sempre precisamos buscar novos meios para combater este mal que afligem as mulheres, especialmente, no nosso Estado”, concluiu.



Deixe o seu comentário