Para dar maior agilidade ao atendimento realizado pelos funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Cacoal, e segurança aos usuários que necessitam dar entrada ao pedido de seguro-desemprego, há três meses o Sine foi informatizado. De acordo com a atendente do órgão, Sol Radiante Santana, antes todo o preenchimento do formulário era realizado de forma manual.
Gildo de Freitas Reis trabalhava como vaqueiro, após sair do emprego precisou procurar o Sine para dar entrada no seguro. Como Gildo já havia utilizado o benefício anteriormente, era conhecedor do processo lento e ficou surpreso com a agilidade do serviço.
“Agora ficou muito bom, eu já estou indo embora sabendo as datas que irei receber. Antes não dava para contar com o dinheiro, pois tínhamos que esperar um bom tempo para saber se havia sido liberado. Essa certeza gera segurança no trabalhador”, garantiu.
Diariamente, o Sine de Cacoal realiza até 25 atendimentos diários, com a informatização esse número não aumentou. A mudança é que antes o trabalhador tinha que aguardar 45 dias para saber se teria ou não o direito de receber o benefício. Com a informatização o segurado já sai do Sine sabendo as datas em que seu pagamento estará disponível.
Segundo a atendente Sol, a informatização também ajudou no desempenho do atendimento, pois as informações estão sendo inseridas diretamente no sistema on line, o que também dispensa a necessidade de enviar as documentações para Porto Velho, que agora ficam arquivados no próprio município.
Para dar entrada no seguro-desemprego, é necessário que o trabalhador compareça ao Sine com o requerimento do seguro, termo de rescisão e a carteira de trabalho. O Sine funciona das 7h às 13h. Todos os dias são distribuídas apenas 25 senhas de atendimento ao público em Cacoal.