Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:34:20
Diário da Amazônia

Instituto terá estrutura ampliada em Pimenta Bueno

O projeto prevê a construção de mais uma ala de dormitórios para mulheres.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 27/01/2017 às 05h15min

A construção da ala deve ser concluída até o próximo dia 15 do mês de março

O Departamento de Estrada de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está trabalhando na ampliação do Instituto de Educação Rural Abaitará, localizado no município de Pimenta Bueno.

O Projeto de ampliação contempla mais um ala de dormitórios feminino com 104 lugares, dois pavilhões com seis novas salas de aula; academia ao ar livre; duas novas alas de banheiros masculino e feminino e uma área de convivência com paisagismo, bancos e mesas para jogos do tipo dama e xadrez.

O diretor do DER, Ezequiel Neiva, esteve no local vistoriando as obras de ampliação e destacou o compromisso do governo de Rondônia em promover uma educação de preza pela qualidade no ensino e bem-estar da comunidade escolar.

“No ano passado o DER pavimentou 600 metros da estrada de acesso ao Instituto Abaitará e além da pavimentação fez ainda a sinalização, meio-fio, drenagem e uma galeria de concreto, para canalizar as águas das chuvas evitando alagamentos no local”, frisou Neiva.

O local atualmente possui uma quadra esportiva, aviário, aprisco (criação de carneiros), curral, pocilga, laboratório de informática, alojamentos para os alunos e as salas de aula.

O Instituto Abaitará atende 120 alunos, moradores da zona rural, quilombolas, ribeirinhos e indígenas, de mais de 30 municípios de Rondônia que fazem o curso técnico de agroecologia. Eles têm aulas práticas e teóricas, onde desenvolvem rotina de estudos com hortas, ordenha de animais, plantio de cacau e outras culturas, além de viveiros, compostagem e outras atividades.

Com a ampliação das instalações, o Instituto Abaitará poderá trabalhar com a capacidade para atender 320 alunos no sistema de internato, ou seja, nos períodos em que os alunos estão estudando eles têm garantidos alimentação e residência, no próprio instituto.

A obra de ampliação é uma execução direta do governo de Rondônia, por meio do DER que está com 35 servidores na frente de trabalho e da Sugesp, que por meio de convênio com a Sejus, disponibilizou a mão de obra de 15 reeducandos do projeto de ressocialização realizado pelo governo.



Deixe o seu comentário