Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:17:27
SAÚDE

JI-PARANÁ: Alunos são acompanhados por Núcleo Multiprofissional da Educação

Em 2023 foram atendidos e acompanhados mais de 170 estudantes

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/01/2024 às 09h26min

Divulgação

Poucas pessoas sabem, mas a Secretaria de Educação (Semed) de Ji-Paraná, conta com um Núcleo Multiprofissional Itinerante de Apoio e Acompanhamento para a aprendizagem na rede municipal de ensino. De acordo com uma das integrantes do Núcleo, professora Lígia Maciel o principal objetivo é oferecer um atendimento humanizado, diferenciado, acolhedor no qual o aluno e todos os envolvidos se sintam valorizados e compreendidos nas suas necessidades pessoais, emocionais e sociais, e assim, possibilitar melhores condições de aprendizagem e relacionamento entre os pares.

Segundo a professora, a equipe é fundamental na aprendizagem do estudante, ela tem um papel articulador, interventivo e mediador entre escola, o estudante, a família, e as políticas públicas. Ela proporciona suporte necessário à inclusão escolar dos estudantes com dificuldade em seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e de relacionamento, buscando acolher as necessidades, colaborar para que os mesmos se desenvolvam não apenas o aspecto cognitivo, mas também socioemocional.

Atendimentos em 2023

Relatório da equipe mostra que em 2023 foram atendidos 175 casos individuais de estudantes que apresentaram dificuldade na aprendizagem. Com eles, individualmente, foram feitas rodas de conversa nas unidades com a equipe escolar sobre valorização profissional, Saúde Mental e a Importância da parceria Família e Escola. Também foram feitas palestras nas referidas unidades para as famílias. Os casos também são informados à Secretaria de Saúde (Semusa), Assistência Social (Semasf), além do Conselho Tutelar.

 

O Núcleo Multiprofissional atende alunos da rede municipal de ensino de Ji-Paraná (Foto/Divulgação)

Tipos de casos

Os casos mais atendidos foram emissão de parecer técnico individual de estudantes com suspeita de deficiência ou transtorno específico da aprendizagem (TEAp), como Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos entre pais e educadores.

A Equipe Multiprofissional está sob a responsabilidade do Secretário de Educação, Marcos Pereira e coordenada pela Superintendência de Ensino da Semed na pessoa da professora, Amanda Capelazzo. O núcleo começou a atuar no início em 2022. A equipe é formada por uma psicopedagoga-neuropsicopedagoga (Ligia Maciel) e a psicóloga, Brunna Ribeiro.

Lígia Maciel concluiu que o Núcleo recebe os casos e para dar continuidade existe a necessidade de profissionais na área da saúde pública para atendimento especializado aos alunos encaminhados. Isso preocupa, pois há defasagem desses profissionais e muitas famílias não têm condições de pagar uma consulta particular.

Já a Psicóloga Brunna Ribeiro, lembrou que às ações são garantias por Lei municipal aprovada pelo Poder Legislativo. Também frisou que a equipe assume, também, o desafio de estender os atendimentos não apenas aos estudantes, mas também aos pais/responsáveis, além de articular e mobilizar a Rede de Serviços Públicos. “A equipe age diretamente com o núcleo familiar, trazendo-os a participar da vida escolar de seus filhos”, concluiu.



Deixe o seu comentário