Porto Velho/RO, 18 Março 2024 23:48:14
Geral

Ji-Paraná: Emater realiza curso de conserva de alimentos

Alimentos como legumes e ovos serão instrumentos na realização de um curso sobre conserva de alimentos a ser aplicado nesta quarta-feira

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/12/2019 às 08h57min

A oportunidade de aproveitamento dos excedentes e a tendência crescente de se consumir produtos naturais aliados à complementação de renda familiar, tem despertado interesse da produtora rural em aprender mais e fazer disso um negócio lucrativo. (mais…)

Alimentos como legumes e ovos serão instrumentos na realização de um curso sobre conserva de alimentos a ser aplicado nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12) a pedido de mulheres residentes na região da Linha Universo, área rural de Ji-Paraná.

Para obter o sucesso na fabricação desses produtos é preciso dominar a técnica de processamento obtendo excelência e qualidade nos preparos. O ensinamento ficará sob a responsabilidade da extensionista social, Eliene Novais, do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O curso é gratuito,e ao final será oferecido certificado de participação. No curso será possível aprender a manipular alimentos, conhecer o valor nutricional, higienização do local de trabalho, dos materiais e dos equipamentos.

“A metodologia dirigida ao curso é ampla. Sobretudo, os cuidados e boas práticas são fundamentais ao sucesso”, adianta Eliene Novais, ressaltando que os alimentos bem selecionados e a embalagem são fatores importantes para comercialização das conservas.

As conservas de legumes podem durar de cinco a seis meses desde que armazenadas em vidros totalmente vedados. Após a abertura do recipiente, o consumo do alimento deve ocorrer em no máximo duas semanas. Nesse período, a vasilha deve ser fechada e guardada na geladeira.

Para a extensionista rural que assiste aos produtores da linha Universo, a agrônoma Edilene Silva, com o curso as participantes estarão aptas a produzir e comercializar. “Alternativa como essa motiva a mulher do campo a ampliar os conhecimentos e gerar mais uma fonte de renda”.



Deixe o seu comentário