Porto Velho/RO, 20 Março 2024 23:17:08
Diário da Amazônia

Mais de 10 mil eleitores ainda não se regularizaram

Ji-Paraná, conta ainda com mais de 10 mil eleitores irregulares junto a Justiça Eleitoral.

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/05/2018 às 11h12min

Faltando somente quatro dias para terminar o prazo do recadastramento eleitoral, o município de Ji-Paraná, o segundo maior do Estado, conta ainda com mais de 10 mil eleitores irregulares junto a Justiça Eleitoral. A informação foi passada esta semana pelo chefe da 30ª Zona Eleitoral, Osmaldo Júnior. O prazo para se regularizar termina na quarta-feira, nove. O movimento no Fórum Eleitoral da cidade é considerado baixo, por isso, a preocupação na convocação dos eleitores que ainda estão em falta com alguma dependência eleitoral.

De acordo com os números oficiais, divulgados até o último dia 24 de abril, a 3ª Zona Eleitoral de Ji-Paraná que conta com 114 sessões de votação, já somava 26.183 eleitores cadastrados via biometria, enquanto que 260 títulos haviam sido suspensos, e outros 5.016, cancelados. Já na 30ª Zona Eleitoral são 231 sessões de votação com 12.061 eleitores com títulos cancelados, 841 suspensos e 58.190 eleitores já regularizados biometricamente.

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a legislação eleitoral determina que o eleitor que ficar três eleições consecutivas sem votar ou justificar a ausência, pagará multa no valor de R$ 3,50. É bom lembrar que em várias localidades, no caso de Ji-Paraná, o cadastramento biométrico já é obrigatório desde 2016.  Quem não se apresentar até o prazo estipulado, de fato, terá o título cancelado. Nesses casos, basta comparecer ao cartório eleitoral e fazer o cadastro até o próximo dia nove para poder participar das eleições deste ano.

Quem é obrigado a comparecer ao recadastramento?

De acordo com o chefe da 30ª Zona Eleitoral, Osmaldo Júnior estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título, ou seja, analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos, e ainda, os maiores de 70 anos de idade.

Para se recadastrar na Justiça Eleitoral, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação que contenha foto (como RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar, original. Ainda, comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há três meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco. Para quem não comparecer ao recadastramento, o título será cancelado e assim permanecerá até que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico. O Fórum Eleitoral de Ji-Paraná funciona de segunda á sexta-feira das 7h às 13h30.



Deixe o seu comentário