Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:05:26
RONDÔNIA

Mais de 40 farmácias são autuadas por irregularidades na Capital

Operação do CFF-RO ocorreram no início de maio até junho resultando em 331 fiscalizações em Porto Velho.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 02/07/2018 às 17h59min | Atualizado 02/07/2018 às 18h00min

331 farmácias foram fiscalizadas pelo Concelho Federal de Farmácia de Rondônia (CFF-RO) (Divulgação)

Em Porto Velho, 331 farmácias foram fiscalizadas pelo Concelho Federal de Farmácia de Rondônia (CFF-RO), de 1º maio a 28 de junho. De acordo com o Concelho, pelo menos 47 apresentaram irregularidades que culminaram com autos de infração aplicados pelos farmacêuticos fiscais. Essa ação foi realizada em cumprimento às resoluções do CFF nº 648/2017 e nº 44/2009 para intensificar as fiscalizações nos estabelecimentos farmacêuticos aplicando primeiramente a Ficha de Fiscalização do Exercício das Atividades (FFEAF), que ocasionou na autuação de várias firmas em todo o Estado.

Segundo o supervisor do Setor de Fiscalização do CRF-RO, Rodrigo Nunes, a ficha é uma nova modalidade de fiscalização com dados mais precisos do responsável técnico. “Em algumas farmácias realizamos apenas fiscalização de rotina e em outras aplicamos a FFEAF”, disse. O supervisor ainda informou que antes era observado apenas se havia farmacêutico durante o funcionamento das farmácias. “Agora, além da presença do profissional, é verificada a qualidade da assistência farmacêutica prestada à população, assim como se está sendo cumprido o que é inerente ao cargo que o farmacêutico ocupa na empresa”, reforçou Rodrigo Nunes.

Nos dias 21, 22, 25 e 26 de junho a CRF-RO realizou a fiscalização em cumprimento a 23 termos de visita nos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Jaci-Paraná. Durante a fiscalização, a CRF-RO processou uma empresa em Jaci-Paraná e aplicou a FFEAF. O Setor de Fiscalização do CRF-RO inspecionou 1.898 estabelecimentos em todo o Estado, de janeiro a junho de 2018. 736 deles na capital, resultando em 162 autos de infração. Os fiscais e a Diretoria do CRF-RO têm realizado reuniões para orientações técnicas voltadas aos farmacêuticos além das fiscalizações.

Para o presidente do CRF-RO, João Dias Junior, a ficha de verificação é um dos maiores avanços da assistência farmacêutica, porque faz o farmacêutico atentar para a responsabilidade da atividade que exerce, pois no caso de infração ele responde juntamente com o proprietário.

“Estamos tendo diagnóstico maravilhoso com a ficha. Mudamos a cultura da presença e partimos para a qualificação, para que o profissional saiba por que está naquele cargo. Muitas irregularidades são encontradas. Claro que há resistência. Mas com muita argumentação estamos conseguindo com que os farmacêuticos absorvam e entendam que estão no estabelecimento, não porque a lei determina sua presença, mas porque há uma razão, que é garantir qualidade na assistência farmacêutica”, explicou João Dias.



Deixe o seu comentário