Porto Velho/RO, 23 Março 2024 14:05:56
SAÚDE

Mais de mil casos de infecção pelo HIV em Ji-Paraná

Só no ano passado foram registrados 127 novos casos de HIV, sendo que a maioria é de jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/02/2020 às 17h27min | Atualizado 21/02/2020 às 17h28min

Em Ji-Paraná, 1225 pessoas com HIV são atendidas atualmente pelo serviço de assistência especializada em infecções sexualmente transmissíveis da Prefeitura. São pacientes de Ji-Paraná e de outros municípios do interior do estado. Todas as pessoas estão recebendo tratamento e medicação gratuitamente. Segundo a assistente social Poliana Borchardt, em 2019 o número de casos diagnosticado foi significativo. “Só no ano passado foram registrados 127 novos casos de HIV, 85 de sífilis, três de sífilis congênita, 24 sífilis em gestantes, 70 casos de hepatites B e 70 de hepatite C. A maior parte desses pacientes é formada por jovens de 18 a 35 anos”, explicou.

Nesta época de carnaval, a Prefeitura está incentivando a população a fazer o teste rápido, um exame gratuito que fica pronto em 20 minutos, que pode detectar o HIV e também hepatites virais e sífilis. Poliana Borchardt enfatiza que o diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento do paciente. Segundo ela, todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem o teste rápido, mas que é preciso agendar. A assistente social informou que o SAE oferece o exame das 7h30 às 16h30, sem agendamento, de segunda a sexta-feira. Fica localizado próximo ao Hospital Municipal, na Rua Porto Velho, bairro Dom Bosco. Basta apresentar um documento com foto e o cartão do SUS. “Atendemos demanda espontânea, sem agendamento. E se a pessoa for diagnosticada com uma dessas infecções será acompanhada pelos profissionais do SAE, como psicólogo, médico, assistente social, técnico de enfermagem e enfermeiro. O atendimento é humanizado, sigiloso e gratuito”, ressaltou Poliana.

 

Com informações da Assessoria



Deixe o seu comentário