Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:16:46
RONDÔNIA

Mais de mil CNHs são apreendidas na Capital

Operação Lei Seca atua para evitar acidentes originados por ingestão de bebida alcoólica.

Por Chagas Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/09/2019 às 16h22min

Mais de mil Carteiras de Habilitação (CNH) foram apreendidas no período de janeiro a julho deste ano, de acordo com dados fornecidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito. Os dados constam da estatística da Operação Lei Seca, realizada em conjunto pela Polícia de Trânsito, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos sete primeiros deste ano mais de sete mil veículos foram abordados pela Operação Lei Seca somente em Porto Velho, sendo 5.830 automóveis e 1.362 motocicletas, resultado na emissão de 4.221 autos de infração. No mesmo período foram removidos 719 automóveis e 424 motocicletas.

A Operação Lei Seca é realizada semanalmente, em duas regiões da capital, onde o local é definido no dia da operação. Os registros levantados pelo Batalhão da Polícia de Trânsito ainda mostram 104 recusas ao teste do bafômetro, 5.995 mil pessoas que realizaram o teste e obtiveram resultado negativo, 567 condutores que realizaram o teste com resultado positivo e autuação (sem crime definido) e 721 pessoas que realizaram o teste e obtiveram resultado positivo para crime, acima do limite do etilômetro.

De 0,4 até 0.33 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, gera auto de infração, com CNH recolhida. A partir de 0,34 considera-se crime, com autuação e processo administrativo ou criminal. Rondônia trabalha com dois tipos de bafômetros, passivo (que afirma teor alcoólico, sem medidas) e ativo (que registra o teor alcoólico). “A fiscalização só é um pilar, tem que ter contrapartida com a educação, somando forças para conseguir o objetivo de conscientização e redução de acidentes”, disse Maurício Alves, da seção operacional do Batalhão de Trânsito.

Cada operação é registrada para análise de como podem atuar no combate ao crime no trânsito e prevenção de acidentes. Considerando os elevados números de pacientes vítimas de acidentes no Pronto Socorro João Paulo II, a Operação Lei Seca também possibilita o norteamento de ações extras que contribuem para a fiscalização e educação do cidadão sobre os riscos e responsabilidades no trânsito. Segundo o diretor de fiscalização do Detran, Welton Ribeiro, os registros de pessoas alcoolizadas conduzindo veículos são altíssimos e preocupantes. “Nem todo aquele que é autuado, deixa de dirigir, mesmo sem carteira continua dirigindo. Existem vários casos de pessoas que são pegas e na outra semana, caem de novo. De fato é questão de educação, repreendemos lá, mas só isso não basta, exige uma consciência”, afirma.

Em todo o Brasil, a Lei seca atua para retirar do trânsito pessoas que ingerem bebida alcoólica, reduzindo a quantidade de vítimas fatais, que também são provenientes do alcoolismo no volante. A operação no Estado de Rondônia não funciona apenas como instrumento de retirada do alcoolizado do trânsito, o diferencial promove também a estratégia de segurança pública, onde com a estrutura da Lei Seca em baias, os veículos entram na via e não tem como sair, com isso, o motorista tem sua vida verificada em relação ao veículo, habilitação, conduta, porte ilegal de armas, o que contribui no combate a outros crimes.

 



Deixe o seu comentário