Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:17:12
SAÚDE

Manaus entra em estado de alerta após aumento de casos de dengue

Em 25 dias de janeiro, o Amazonas registrou 3.934 casos de dengue

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 29/01/2024 às 09h23min

Divulgação

Manaus entra em situação de alerta, conforme comunicado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgado neste sábado (27). Os casos da doença mais que dobraram na capital na última semana. Conforme o órgão já são mais de 520 casos, em 2024.

As equipes da Semsa estão mobilizadas juntamente com outras instituições na realização de ações de prevenção e controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para evitar o aumento de casos, informou a pasta por meio de nota.

A Semsa ressaltou, ainda, que o papel da população é fundamental no combate aos criadouros do Aedes aegypti, com a ação “Check List 10 minutos” para eliminar possíveis focos de água parada, que pode se tonar criadouros para o Aedes e outros mosquitos vetores de arboviroses.

Cenário da dengue no Amazonas

Em 25 dias de janeiro, o Amazonas registrou 3.934 casos de dengue, conforme o boletim epidemiolóEm 25 dias de janeiro, o Amazonas registrou 3.934 casos de dengue, conforme o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O número apresenta um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o estado confirmou 2.860 casos da doença.

Apesar da alta no número de casos da doença, o Amazonas não decretou estado de emergência por ocasião da dengue.

A FVS-RCP informou que o aumento das notificações de dengue no estado é esperado para este período chuvoso do ano, que coincide com o período sazonal das arboviroses, como a dengue.

A fundação vem intensificando o monitoramento dos casos suspeitos, orientando e capacitando toda rede de saúde, como também vem atuando nas ações de controle vetorial no enfrentamento desta arbovirose.

Por nota, a FVS-RCP ressaltou que, para enfrentamento da doença, tem desenvolvido ações de mobilização social com distribuição de materiais educativos, promoção e apoio em eventos alusivos ao combate às arboviroses e veiculação em mídia de informativos para eliminação de criadouros.

ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS



Deixe o seu comentário