Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:56:49
Diário da Amazônia

Marina pode assumir pasta do Meio Ambiente

O apoio de Marina Silva (PSB) à candidatura do senador Aecio Neves (PSDB) à Presidência da República teria sido em troca da indicação..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 17/10/2014 às 13h33min | Atualizado 28/04/2015 às 17h45min

Marina  declarou apoio a Aécio; pasta do Meio Ambiente teria entrado no acordo político

Marina declarou apoio a Aécio; pasta do Meio Ambiente teria entrado no acordo político

O apoio de Marina Silva (PSB) à candidatura do senador Aecio Neves (PSDB) à Presidência da República teria sido em troca da indicação da ex-senadora para o posto de ministra do Meio Ambiente, função ocupada na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa possibilidade causou uma certa preocupação aos tucanos em Rondônia e partidos que integram o arco de aliança da coligação “Frente Muda Rondônia”, pilotada pelo candidato Expedito Júnior (PSDB) ao governo do Estado.

Políticos que integram a aliança tucana no Estado estão preocupados com essa possibilidade. A construção das usinas do rio Madeira, em Porto Velho, só saiu do papel após a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Marina foi contra a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e permitiram o desenvolvimento do Estado com a geração de mais de 20 mil postos de trabalho.

Em recente visita a Manaus, no primeiro turno das eleições, Marina demonstrou sua posição com relação a reabertura da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). “O projeto (BR-319) precisa comprovar sua viabilidade econômica, social e ambiental. Os estudos devem demonstrar que essa é a melhor alternativa de transporte entre Porto Velho e Manaus e apresentar medidas concretas que serão adotadas a fim de se evitar prejuízos sociais e ambientais associados ao desmatamento e à ocupação desordenada no entorno da rodovia”, declarou Marina em carta à população amazonense.

Na carta, Marina promete retomar o Plano Amazônia Sustentável, que desenvolveu enquanto estava no Ministério do Meio Ambiente, baseado em cinco eixos estratégicos: programas de desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e ordenamento territorial, inclusão social, infraestrutura e um novo padrão de financiamento para região. A candidata finalizou dizendo que o desenvolvimento não pode ser realizado a qualquer custo com ganhos exacerbados para poucos e perversos para maioria, a partir da destruição de recursos naturais.

No mês passado, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, entregou à população rondoniense a ponte do rio Madeira. A obra permitiu melhoria na vida de caminhoneiros e moradores de Humaitá e Porto Velho que utilizam a BR-319. A reabertura da rodovia federal beneficiaria Rondônia e Amazonas.



Deixe o seu comentário