Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:36:05
Diário da Amazônia

Maurão recebe demandas de representantes do MAB em RO

O MAB conta com cerca de 1,5 mil famílias, sendo 190 delas em Itapuã.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/08/2017 às 06h55min

Representantes do MAB com Maurão e o prefeito Moisés

Pedido de apoio foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), pelas representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em Rondônia, Ana Maria Marques e Creuza da Silva, em reunião na segunda-feira com o prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro (PMDB). O MAB conta com cerca de 1,5 mil famílias, sendo 190 delas em Itapuã. O pedido de apoio foi para que caravanas do MAB possa se dirigir ao Rio de Janeiro (RJ) no começo de outubro para participar de um evento nacional com discussões sobre questões ligadas às construções de barragens hidrelétricas e suas implicações para o meio ambiente e para a vida das famílias em seu entorno.

“Temos que observar a legalidade de um apoio desta natureza. Creio ser importante essa mobilização e podemos tentar junto ao governo encontrar uma forma de ajudar no custeio das viagens de alguns integrantes”, explicou Maurão.

O prefeito disse que a construção da Usina de Samuel trouxe muitos problemas ao município, embora tenha trazido desenvolvimento para Rondônia. “Hoje, enfrentamos problemas com as cheias, nosso lençol freático está comprometido e em muitas propriedades não se produz mais nada. Essa discussão interessa ao município e por isso estamos nos mobilizando em busca desse apoio”, completou Cavalheiro.

Segundo Creuza da Silva, a cada quatro anos é realizado um grande encontro com representantes do movimento espalhados pelo País. “Cada lugar tem seus problemas, seus desafios e suas lutas para fazer valer os direitos das famílias atingidas pelas barragens das hidrelétricas. Essa troca de informações nos fortalece e nos mantém mobilizados”, acrescentou.



Deixe o seu comentário