Porto Velho/RO, 20 Março 2024 17:33:03
Diário da Amazônia

Medicamentos da rede municipal são padronizados

Na última quarta-feira, dia, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em conjunto com representantes dos conselhos de profissionais..

A- A+

Publicado: 18/09/2014 às 13h47min

Na última quarta-feira, dia, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em conjunto com representantes dos conselhos de profissionais da saúde e entidades públicas deram um grande passo para o melhoramento no modo de distribuição e dispensação de medicamentos em Porto Velho.
Com o término da elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) a partir da Relação Nacional de Medicamentos (Rename), o município contará com uma lista padrão que conterá todos os remédios considerados essenciais à saúde que o SUS disponibiliza e servirá de referência para todos os profissionais de saúde da rede que prescrevem medicamentos, resultando em melhor acesso da população aos medicamentos básicos à saúde.

A nova relação foi elaborada a partir de etapas iniciadas no dia 18 de agosto, com a criação da Comissão Permanente de Farmácia Terapêutica (CPTF) composta por uma equipe multidisciplinar de saúde municipal (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogo, odontólogo, especialistas, outros).
Ao longo das semanas seguintes foram feitas reuniões específicas para padronizar os medicamentos utilizados na rede de atenção básica, rede de especialidades médicas, saúde da mulher, saúde mental, maternidade e rede de urgência e emergência (terminais de pronto atendimento).
Segundo o Farmacêutico Elber Jucá Ceccon, gestor da Assistência Farmacêutica Municipal, a Remume atende às ações preconizadas pelo Ministério da Saúde e além disso as vantagens que a população terá com a nova relação serão significativas.

“Uma vez que os médicos e profissionais de saúde do município prescrevem através da Remume, aumentará o acesso dos usuários aos medicamentos essenciais, pois as receitas serão emitidas com base na relação municipal de medicamentos.
A padronização dos medicamentos trará economia para o município, maior cobertura nos tratamentos das doenças, melhora a qualidade das prescrições, padronização nos processos de compras.

A equipe da Semusa considera uma conquista na Assistência Farmacêutica Municipal, pois foi feita a muitas mãos, e profissionais de saúde inteiramente comprometidos com a saúde dos munícipes de nossa cidade,” ressaltou Jucá.
Para Domingos Fernandes, secretário municipal de saúde, a definição da Remume é um fato histórico em Porto Velho e servirá de exemplo para outras cidades que se interessem pelo modelo.

“Esse é um resultado de um trabalho inspirado em modelos bem-sucedidos em capitais como Manaus. Estamos trabalhando junto ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Conselho Municipal de Saúde para trazer a mudança que esperamos para a assistência farmacêutica do nosso município”, frisou.
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, esteve presente na finalização da Remume e lembrou a importância de capacitar os servidores: “Precisamos sempre discutir as necessidades da ponta da rede, que é onde nossos usuários estão. Às vezes os médicos acabam tendo que improvisar receitas ou não receitam os medicamentos mais adequados. É por conta disso que a padronização dos medicamentos chega para solucionar esse problema em um esforço conjunto com capacitações para que nossos profissionais trabalham de forma mais eficaz”.

A definição da lista final, apresentada ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça de Rondônia nesta segunda-feira (15), foi resultado do trabalho de farmacêuticos, médicos, enfermeiros, obstetras, neurologista, psicólogo, odontólogos, anestesiologistas, pediatras, e outros especialistas e profissionais, tanto da rede municipal quanto de entidades representativas como o Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Federal e Regional de Farmácia, Ministério Público Estadual, e Conselho Municipal de Saúde.



Deixe o seu comentário