Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:37:13
Diário da Amazônia

Ministro debate com empresários mineração em Rondônia

O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, estará nesta sexta-feira (4), em Porto Velho.

A- A+

Publicado: 03/10/2019 às 15h53min

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, estará nesta sexta-feira (4), em Porto Velho, debatendo com empresários sobre a exploração mineral em Rondônia. A audiência pública agendada pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo de Moura (PSL-RO), será a partir das 8h, no auditório do Ifro Calama. O evento é organizado pelo Instituto Ação Empresarial de Rondônia, presidido pelo empresario Chico Holanda.

“A audiência servirá para construir uma agenda de trabalho no sentido de organizar a exploração mineral no estado, evitando a evasão de divisas com a saída dos minérios de forma clandestina”, explicou Chico Holanda.

Entre os temas a serem debatidos está amineração em terras indígenas. O garimpo de diamentes na área da etnia Cinta-Larga, em Espigão do Oeste, não tem regularização e os minérios saem como contrabando. O mesmo ocorre com grande parte do ouro extraído no rio Madeira que na maioria é comercializado no mercado clandestino.

Sobre o Nióbio extraído em Rondônia, o ministro também opuvirá que vem sendo comercializado por empresas mineradoras como Colombita (minério de baixo valor) para driblar o fisco estadual. Em apenas uma jazida conhecida, em Itapuã do Oeste, estimam a existência aproximada de 90 milhões de toneladas, riqueza estimada em R$ 3 trilhões de reais.

 

Fonte:(Redação)



Deixe o seu comentário