Porto Velho/RO, 22 Março 2024 23:14:06
SAÚDE

Mito ou verdade: pegar dengue pela 2ª vez é mais perigoso?

O vírus possui quatro subtipos: 1, 2, 3 e 4. O 1 e 3 costumam gerar quadros leves, já o 2 e 4 podem resultar em manifestações graves

A- A+

Publicado: 20/02/2020 às 17h07min | Atualizado 20/02/2020 às 17h12min

Sim. Não é regra, mas é mais fácil que uma segunda dengue evolua para um quadro de dengue grave ou até hemorrágica.

Foto: reprodução

O vírus da dengue se apresenta em quatro subtipos 1, 2, 3 e 4. Os subtipos 1 e 3 costumam desencadear quadros leves da doença, já os subtipos 2 e 4 provocam inflamações maiores no corpo e podem resultar em dengues graves e até em quadros hemorrágicos da doença.

O clínico geral Luciano Lourenço, coordenador do pronto-socorro do Hospital Santa Lúcia, explica que a segunda dengue pode levar a uma hiperativação do sistema imune. “A reposta dos anticorpos que a pessoa adquiriu previamente nem sempre é a mais adequada para derrotar o novo vírus pois existem vários subtipos das doença”, explica o médico.

De acordo com ele, é por isso que a vacina que combate a dengue é contraindicada para quem nunca pegou o vírus. “Dentro do período de validação da vacina, descobriu-se que pacientes vacinados que ainda assim adquiriram dengue desenvolveram quadros mais graves da doença”, afirma. Ou seja, quando o corpo já foi sensibilizado pelo vírus, a inflamação pode ser ainda maior em um segundo contato.

O infectologista Werciley Júnior, da Rede Santa, explica que respostas exacerbadas ocorrem, geralmente, quando a segunda infecção é provocada pelos tipos 2 e 4. A recomendação dos especialistas é que os pacientes que já tiveram a doença redobrem os cuidados com o ambiente – combatendo criadouros do mosquito no local onde vivem – e com a proteção pessoal – adotando o hábito diário de usar repelentes.

Fonte: Metrópoles



Deixe o seu comentário