Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:23:03
Diário da Amazônia

Eleições: Modelo de votação brasileiro atrai comitivas de vários países

Representantes de pelo menos 24 países, além de membros do Parlamento Brasileiro do Mercosul (Parlasur) e de organismos internacionais,..

A- A+

Publicado: 26/09/2014 às 12h16min | Atualizado 27/04/2015 às 19h08min

Lideranças de vários países vêm acompanhar votação pelo sistema eletrônico

Lideranças de vários países vêm acompanhar votação pelo sistema eletrônico

Representantes de pelo menos 24 países, além de membros do Parlamento Brasileiro do Mercosul (Parlasur) e de organismos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), já confirmaram presença no Brasil durante as eleições no dia 5 de outubro. O objetivo das comitivas, entre as quais estão Angola, Zâmbia, Nicarágua, Canadá, Romênia e República Dominicana, é saber como funciona a votação por sistema eletrônico.
Os custos com hospedagem e passagem aérea são de responsabilidade dos interessados. A programação do grupo, que reunirá mais de 60 pessoas, começará na próxima quinta-feira, três dias antes do pleito, e inclui palestras sobre a organização das eleições gerais no Brasil e visitas ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e ao Museu do Voto, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tudo com tradução simultânea em inglês, francês e espanhol.
No dia da eleição, eles acompanharão a votação nas zonas eleitorais. “Eles poderão ver a abertura das urnas, o desenrolar da votação, o fechamento das urnas e, finalmente, a totalização dos votos no TSE”, explicou à Agência Brasil o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do TSE, Tarcísio Costa.
Ainda segundo o assessor, ao contrário de anos anteriores, em que acadêmicos e integrantes de organizações não governamentais também acompanharam a votação, este ano apenas autoridades eleitorais de países-membros das Nações Unidas foram convidadas a conhecer o sistema de votação brasileiro.
Apesar de o TSE ter oferecido seis opções de Capitais para que os convidados acompanhassem o dia de votação, todos os interessados, com exceção da comitiva camaronesa que vai a São Paulo, preferiram Brasília.
“Esse grau elevado de resposta [ao convite do TSE] é mais uma comprovação, um indício do reconhecimento internacional da excelência do nosso modelo eleitoral”, destacou o assessor internacional, acrescentando que a visita reforça a imagem positiva do Brasil no exterior. (Agência Senado)



Deixe o seu comentário