Porto Velho/RO, 26 Março 2024 15:40:34
Diário da Amazônia

Morre Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico

O jornalista e também sociólogo faleceu aos 67 anos, vítima de uma infecção no pulmão. Ele deixa a companheira, dois filhos e um neto

A- A+

Publicado: 03/03/2020 às 18h30min

O Valor Econômico confirmou na tarde desta terça-feira (03/03) a morte do fundador do jornal, Celso Pinto. Vítima de uma infecção no pulmão, o jornalista de 67 anos deixa a mulher, companheira de profissão, Célia de Gouvêa Franco, com quem casou há 41 anos, os filhos Pedro e Luís e um neto, Davi.

Natural de São Paulo, Celso Pinto também era sociólogo. Antes de idealizar o Valor Econômico, ele trabalhou em jornais como Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo.

De acordo com amigos, Pinto foi possivelmente o primeiro especialista em commodities da imprensa brasileira.

Amor

Segundo o Valor, o amor de Celso Pinto pelo jornalismo começou a ser percebido pela família quando, aos 12 anos, o menino guardou a primeira página da Folha de S.Paulo do dia em que nascera sua irmã caçula, Stela, hoje jornalista e editora de Carreira do Valor.

O jornalista foi afastado das redações em maio de 2003, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com o veículo, a oportunidade de criar um jornal especializado em economia surgiu pela soma de dois “nãos”: um quando recusou o convite para integrar a equipe do Plano Real e outro quando foi preterido para dirigir a Gazeta Mercantil. O lançamento do Valor Econômico deu-se em plena bolha da internet, no ano 2000, quando muitos previam o fim dos jornais impressos.

Fonte: Metrópoles



Deixe o seu comentário