Porto Velho/RO, 27 Março 2024 15:44:03
Diário da Amazônia

Mototaxistas participam de curso

A capacitação serve para alertar os profissionais para ter maior atenção no trânsito.

Por Agência Brasil
A- A+

Publicado: 13/09/2017 às 05h05min

A atualização é feita em duas etapas: teórica e prática. O curso deve ser encerrado hoje

Os mais de 190 moto-taxistas que trabalham no transporte individual de passageiros em Ji-Paraná estão esta semana, participando de um curso de atualização de dados. O curso foi ministrado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) em parceria com Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), Cooperativas dos MotoTaxistas e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). A atualização é feita em duas etapas: teórica e prática.

De acordo com o coordenador do curso, Lisiandre Nogueira, estão sendo oferecidos no curso de atualização aos profissionais do transporte individual de passageiros, obrigatório a cada cinco anos, especialmente, na parte defensiva e as novas normas na legislação em vigor. Os mototaxistas também recebem orientação sobre ética no trabalho.

Nogueira lembrou ainda que os participantes além da parte teórica, também recebem palestras e posteriormente, a parte prática quando são acompanhados por instrutores. O curso está sendo praticado nos dois períodos e será concluído hoje (13).
Presente na abertura oficial do curso, o vice-presidente da AMT, Uanderson de Araújo lembrou que a capacitação é uma parceria do órgão com a Ciretran, Detran e a Cooperativa dos Mototaxistas. “O objetivo é instruir cada vez mais esses profissionais que transportam diariamente vidas, e que seja com a maior segurança possível”, afirmou.

Uanderson de Araújo também informou que após a capacitação dos mototaxistas, também serão capacitados, por força de lei, os condutores de táxis e vans escolares. O representante da AMT aproveitou para alertar os profissionais de transporte de passageiros individual que os ausentes do curso de atualização, podem perder o direito de continuar trabalhando. Ele lembrou que semanalmente estão sendo feitas blitze, justamente para coibir a prática do serviço clandestino. “Quem for flagrado trabalhando de forma irregular, será automaticamente suspenso de suas atividades”, afirmou.

Cooperativa

Já o presidente da Cooperativa dos Mototaxistas de Ji-Paraná, César Luciano, avaliou como altamente positivo o curso de atualização para a categoria. Segundo ele, a capacitação serve para alertar os profissionais para a necessidade de maior atenção no trânsito da cidade, considerado bastante movimentado e complicado.

“O ponto alto desse curso é sem dúvida alguma a parte que se trabalha na Direção Defensiva. Segundo ele, nos últimos quatro meses o índice de acidentes envolvendo a categoria aumentou bastante, deixando a cooperativa bastante preocupada. “Temos um colega que corre sério risco de ficar paraplégico e isso é muito ruim, para uma pessoa que sustenta a família e ver seu trabalho com riso de ser encerrado de maneira trágica”, lamenta. Ele lembrou que Ji-Paraná conta atualmente com 196 mototaxistas e que os faltosos, certamente, terão seus cadastros cancelados.



Deixe o seu comentário