Porto Velho/RO, 25 Março 2024 20:36:08
SAÚDE

MP-RO recomenda que prefeitura mantenha distanciamento social ampliado em Porto Velho

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) encaminhou uma recomendação à prefeitura de Porto Velho para que seja mantido o..

A- A+

Publicado: 18/06/2020 às 16h52min

Recomendação do MP foi enviada à prefeitura da capital — Foto: Rede Amazônica

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) encaminhou uma recomendação à prefeitura de Porto Velho para que seja mantido o distanciamento social ampliado, ou seja, com o funcionamento somente das atividades consideradas essenciais.

Desde a terça-feira (16), seguindo o decreto do governo de Rondônia, Porto Velho entrou no distanciamento social controlado. Com isso, várias empresas puderam retomar suas atividades, desde que sigam os procolos de segurança e higienização para funcionários e clientes.

Para o MP, a capital ainda não deveria estar no distanciamento mais flexível, mas sim em um distanciamento restritivo, como o ampliado.

“A manutenção do distanciamento social ampliado é recomendada pelo MPRO diante da taxa de ocupação de UTIs nas unidades de saúde pública e privada que ultrapassaa 80% de ocupação, assim como o crescente número de casos de Covid-19”, afirma o MP-RO.

Na mesma recomendação, a promotoria pediu a adoção de providências no sentido de aumentar leitos de UTI para atendimento de pacientes, “especialmente com a contratação de recursos humanos, medicamentos e insumos, bem como a colocação, pelo município de Porto Velho, de mais uma ambulância, tipo 0, para transporte de pacientes graves acometidos”.

Conselho Municipal de Saúde
Nesta semana, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMSPV) também emitiu uma recomendação ao prefeito da capital, Hildon Chaves, para que seja decretado o Distanciamento e Isolamento Social, com funcionamento apenas dos serviços essenciais na cidade, por 14 dias.

A recomendação foi feita por causa de um estudo do professor doutor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Tomás Daniel Rodrigues, e da professora doutora integrante do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Ana Lúcia Escobar.

Nessa análise, os doutores apontam que “diante da velocidade real da transmissão verificada nos últimos 30 dias, a não adoção de medidas de isolamento social ampliado levará a um crescimento no número de casos [da Covid-19] e internações”.

Por meio de nota, a Prefeitura de Porto Velho informou que o prefeito Hildon Chaves vai analisar a recomendação e disse em nota que pretende ouvir também o Conselho Estadual de Saúde antes de tomar uma decisão, “em respeito ao pacto federativo e a harmonia entre os poderes e esferas governamentais”.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário