Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:18:10
SAÚDE

MPRO aciona Estado por irregularidades na ortopedia do Hospital Regional de Cacoal

Ação Civil Pública busca medidas urgentes diante de morosidade e falta de procedimentos cirúrgicos

Por Redação SGC
A- A+

Publicado: 09/11/2023 às 19h00min

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) moveu uma Ação Civil Pública contra o Estado de Rondônia, denunciando irregularidades no serviço de ortopedia do Hospital Regional de Cacoal (HRC). O promotor Marcos Ranulfo Ferreira destaca indícios de morosidade extrema e carência de procedimentos cirúrgicos ortopédicos.

A ação requer medidas imediatas para minimizar os riscos decorrentes da precariedade no atendimento. O MPRO argumenta que a unidade de saúde não consegue atender aos pacientes de forma eficiente, colocando muitos em risco de piora clínica.

A solicitação inclui a classificação de risco/necessidade de todos os pacientes na lista de espera, com a realização de cirurgias ortopédicas, eletivas ou não, em até três dias após a necessidade surgir. Em caso de impossibilidade, o Estado deve custear e encaminhar o paciente à rede hospitalar particular.

Até outubro deste ano, o HRC tinha 159 pacientes na lista de espera, incluindo 19 idosos aguardando cirurgias. O promotor destaca a inércia do Estado diante da situação, ressaltando que a espera prolongada tem causado danos irreparáveis à saúde da população.



Deixe o seu comentário