Porto Velho/RO, 21 Março 2024 14:00:07
RONDÔNIA

MPRO e Detran de Rondônia acordam novos prazos para adequação de transporte escolar

Termo de Ajustamento de Conduta visa evitar paralisação que afetaria 78 mil alunos em 37 municípios.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/02/2024 às 14h27min | Atualizado 08/02/2024 às 10h08min

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para estabelecer novos prazos de adequação para empresas de transporte escolar. O objetivo é cumprir as exigências da Resolução nº 916/2022 do Contran, evitando uma possível paralisação que impactaria 78 mil alunos em 37 municípios.

O acordo, assinado pela Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC), Promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, e pelo Diretor-Geral do Detran, Leonardo Barreto de Moraes, amplia os prazos para que as empresas realizem as adaptações necessárias nos veículos, permitindo a circulação de uma frota de quase dois mil carros.

As empresas terão prazos escalonados, variando de março a outubro de 2024, de acordo com o final da placa dos veículos, para regularizar a documentação exigida, obtendo o Certificado de Segurança Veicular (CSV) e realizando as alterações necessárias junto ao Detran.

O TAC também estabelece que tanto o Estado quanto os municípios devem garantir que todos os veículos utilizados no transporte escolar atendam às exigências da Resolução nº 916. O não cumprimento acarretará em multas.

Além disso, o Detran se compromete a desenvolver e disponibilizar, em 30 dias, um sistema informatizado para acompanhar e fiscalizar o cumprimento das exigências pelos municípios, conforme estabelecido no acordo e no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).



Deixe o seu comentário