Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:22:47
Diário da Amazônia

Mudança: E agora, José?

1° de janeiro de 2019 chega para virar a página ou manter a mesmice na política?

A- A+

Publicado: 29/10/2018 às 09h22min

Após o resultado da “eleição presidencial”, uma dúvida com certeza surgiu na cabeça dos 147,3 milhões de eleitores brasileiros: O que podemos esperar a partir de 2019? Teremos mudanças ou continuaremos no mesmo barco que já nos encontrávamos há vários anos? Essas e com certeza outras dúvidas já estão “pipocando” na cabeça dos brasileiros que foram votar no domingo dia 28 de outubro de 2018. A palavra “mudança” pelo o que ficou claro, foi quase que unânime na escolha dos eleitores, já que em vários estados brasileiros nomes “até mesmo desconhecidos pela mídia” conseguiram vencer o pleito para governador. Mas o que teremos pela frente, o que podemos esperar destes novos quatro anos?

Com a economia ainda em “frangalhos” e restígios de muita corrupção, Jair Messias Bolsonaro (PSL) novo presidente do Brasil, terá muito trabalho pela frente. Basta pensar em tudo que o brasileiro / contribuinte teve que aguentar, “quase que de mãos atadas” e às vezes sem saída. A começar pela máquina pública que há anos onera e muito o Governo Federal. São cabides de empregos e favores que vem esvaziando os cofres públicos sem percebernos o rombo. Além disso, o preço alto da corrupção com a quase “farsa” das prisões políticas com o “foro privilegiado” e a “delação premiada” onde acusados tinham o benefício de redução de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços) da pena e às vezes o perdão judicial (sem condenação). Ou seja, o brasileiro / trabalhador que nada teve a ver com tanta “fraude”, foi obrigado a assístir “tamanha enganação” e ainda pagar o pato de uma conta que não era sua.

O fato é que existem outros desafios para o novo governo presidencial, como combater  a evasão escolar, elevar os índices de emprego, criar mais oportunidades no ensino superior, diminuir a violência nas ruas, acabar com a miséria espalhada pelos quatro cantos do país e etc. Não se trata mais de uma “escolha partidária” como há quase três anos “esquerdistas e direitistas de extrema” vem debatendo em Redes Sociais. Se trata de colocar o país nos trilhos como ele já foi um dia e de mostrar que cada cidadão pode e deve fazer por si mesmo. O Governo Federal (que nada produz), precisa transformar os nossos impostos em benefícios  e não ficar espalhando “bolsa disso” e “bolsa daquilo” em troca de votos de confiança. Ensinar a pescar é uma coisa, mas dar “o peixe sem precisar da vara” é outra e pelo o que se viu, não funcionou muito no Brasil.

Caminhos

Sabemos que não será possível resolver todos os problemas rapidamente, mas sabemos que o primeiro passo para a mudança que tantos desejavam surgiu das urnas. Isso ninguém poderá duvidar. O poder “emana” do povo e das mãos do próprio povo, muitos caíram e poderam cair futuramente. Se parte da população precisava de uma válvula de escape, talvez as “Eleições 2018” tenham vindo em boa hora. Vale lembrar para os que clamavam por mudança, que ela não deve ocorrer apenas com a entrada de novos governantes, mas também através das atitudes de cada um. Se queremos um Brasil melhor, devemos mudar nossas ações deixando de lado a dependência do Governo Federal “para tudo”. Tenha independência para poder cobrar os seus direitos como determina a Constituição Federal. Mudança: E agora, José?  1° de janeiro de 2019 chega para virar a página ou manter a mesmice na política? Pense nisso. (E agora, José?: Alusão ao poema “José” de Carlos Drummond de Andrade publicado originalmente em 1942). 



Deixe o seu comentário