Porto Velho/RO, 20 Março 2024 10:18:06
RONDÔNIA

Mudanças no transporte urbano

Edital de licitação deverá ser lançado ainda neste semestre, de acordo com a Semtran.

Por Ana Kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/02/2018 às 05h00min

Estratégias são definidas para que todos os pontos de ônibus sejam dotados de abrigos (Foto :Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

O processo de licitação que definirá uma nova empresa permissionária para o transporte urbano de passageiros na capital deve ser lançado ainda neste semestre, de acordo com informação do secretário Carlos Costa, de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transportes (Semtran). Ele prevê que até o final do ano Porto Velho contará com uma nova empresa atuando no transporte urbano de passageiros. Enquanto isso não acontece, a prefeitura, por meio da Semtran, adota mudanças no sistema de transporte urbano, incluindo alterações no itinerário de algumas linhas e construção de abrigos nos pontos de ônibus.

As mudanças feitas nos itinerários de algumas linhas continuam gerando críticas e reclamações por parte dos usuários. Zenir Alves, que trabalha no setor de serviços gerais em uma empresa privada de Porto Velho, disse que as mudanças nas rotas do transporte coletivo vêm gerando problemas no seu cotidiano. “Para ir ao trabalho eu pegava dois ônibus, um para ir e um para voltar, agora, com essas mudanças, eu estou pegando quatro, fora que nos primeiros dias eu me atrasei para o trabalho e sábado agora eu não sabia nem onde descer lá na Sete de Setembro”, explicou a usuária, ressaltando que a falta de informação é o principal problema durante a locomoção.

O secretário da Semtran, Carlos Costa, explicou que informações sobre as mudanças foram disponibilizadas dentro dos ônibus, além do que o Consórcio SIM ofereceu treinamento aos motoristas e cobradores para repassarem essas informações aos usuários. No miniterminal localizado na avenida Jorge Teixeira, próximo à avenida Amazonas, uma fiscal está responsável por orientar os usuários sobre como é feita a integração entre as linhas.

Novo itinerário em 7 linhas de ônibus

“Em Porto Velho existem atualmente 65 linhas de transporte ativas e as mudanças foram feitas em apenas sete linhas, ou seja, menos de 10% das linhas sofreram alterações. Mas, sabemos que o impacto é grande porque as mudanças normalmente geram insatisfação, mas o objetivo é melhorar e revitalizar o próprio sistema de transporte coletivo urbano, sendo que a medida definitiva é a licitação”, pontuou o secretário.

Outra mudança está relacionada diretamente à instalação de abrigos, principalmente levando em conta que Porto Velho conta com 1.230 pontos de ônibus e destes apenas 309 têm abrigos, de acordo com informações do gerente de Estudo e Planejamento de Transporte Público da Semtran, João Luiz Ferreira. Dentre as 80 mil pessoas que utilizam transporte coletivo diariamente na capital está a estudante Daniela Vicentini, para quem até os pontos de ônibus que possuem abrigos não são 100% satisfatórios, principalmente no período de chuvas. “Na quinta-feira passada estava no ponto de ônibus na Praça Marechal Rondon e, como chovia muito, eu e meu filho, de um ano, nos molhamos bastante e ele acabou pegando uma gripe”, explicou.

Parceria com setor privado

Como tentativa para solucionar esse problema, a prefeitura publicou, no Diário Oficial do Município, edição do dia 23 deste mês, o Projeto de Lei 3665/2018, aprovado pela Câmara Municipal, que autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com a iniciativa privada para a instalação de abrigos nos pontos de ônibus na capital. Conforme disposto no Projeto, as empresas interessadas receberão como contrapartida a permissão para a inserção de campanhas publicitárias, próprias ou de terceiros, nos abrigos, sendo que toda a padronização será definida junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Rondônia (CAU-RO).



Deixe o seu comentário