Porto Velho/RO, 26 Março 2024 02:01:25
Diário da Amazônia

Mulheres aderem a novo visual por Solidariedade, em Cacoal

A mobilização em favor das pessoas que sofrem com o tratamento de câncer em todo País tem sido fator positivo durante este processo..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 23/09/2014 às 15h22min | Atualizado 28/04/2015 às 12h06min

Equipe de profissionais que realizaram o dia solidário em favor do hospital do câncer

Equipe de profissionais que realizaram o dia solidário em favor do hospital do câncer

A mobilização em favor das pessoas que sofrem com o tratamento de câncer em todo País tem sido fator positivo durante este processo para os milhares de brasileiros e familiares que vivem diariamente com as consequências do tratamento contra a doença. A perda de cabelo é sem dúvida, um dos fatores externos – resultado das sessões de quimio e radioterapia – que mais mexem com a autoestima destes pacientes.

“Minha mãe me mandou esta semana uma foto do meu pai careca e eu quase morri de chorar. Ele tem 57 anos e está hoje em tratamento fora daqui”, contou abalada Fabrícia Carrano, uma das centenas de mulheres que em nome da solidariedade resolveram mudar o visual, cortando os cabelos e doando para o banco de perucas da -Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC). “Vim com minha filha Beatriz e doei para ajudar. É uma luta e sempre pensamos que isso pode acontecer só com os outros. Cabelo cresce e ver a felicidade dos outros não tem preço”, exclamou Fabrícia.

B4 - abre - SOLIDARIEDADE copy

Crianças, jovens e senhoras estiveram engajadas na campanha que vai encaminhar centenas de mechas a Barretos

O evento que aconteceu na cidade de Cacoal no último domingo, foi resultado da mobilização do ministério Atos de Compaixão da Igreja Evangélica Shekinah. “Tive a ideia depois de participar de um congresso no interior de São Paulo e através do ministério decidimos fazer em Cacoal”, explicou Alessandro Carvalho, pastor da igreja. Durante sessenta dias foi anunciado que a mobilização aconteceria, a parceria com o Senac – disponibilizando o local apropriado para a realização foi enaltecida. Houve envolvimento de salões de beleza, igrejas e faculdades. Jane Bittencourt, que é acadêmica de Ciências Contábeis da Unir contou que sempre soube de ações como esta fora do Estado e ficou feliz por ter participado da primeira edição da cidade. “Eu olhava eventos em outros lugares e dizia que iria participar um dia e deu certo. Meu cabelo sempre cresceu muito”, contou feliz.

Crianças, jovens e também senhoras estiveram engajadas na campanha que encaminhará para Barretos centenas de mechas. “Vai trazer felicidade para outras pessoas. Meu coração está vibrando”, disse Jéssica Andressa de 15 anos. Ana Caroline de 9 anos e que estuda o 4°ano fez sua doação acompanhada das coleguinhas. E teve também participação de mulheres que, além de vivenciar a doença, têm experiência para entender as dificuldades destes momentos. “Minha madrasta já teve câncer e foi curada, mas todo esse processo nós vivemos juntas. Hoje vim fazer minha doação sabendo o que essas pessoas vivem no seu dia a dia”, completou Issilene Rodrigues de 46 anos.

Banco

Desde que foram publicadas informações sobre o banco de perucas, muitas doações de cabelo têm chegado lá no hospital. A solidariedade ganhou o Brasil e conforme as postagens no site oficial da AVCC são mechas de cabelo de todo canto deste País, enviadas pelo correio. As mechas que serão utilizadas na confecção de perucas são disponibilizadas para as pacientes com câncer. Através das campanhas realizadas em todo o País e das feitas individualmente, o hospital consegue atender cerca de 6 mil pacientes por mês . Na página oficial da AVCC, a coordenação do Banco de Perucas publicou texto dizendo sobre a importância de cada doação, cada mecha de cabelo. “É como se um laço de generosidade se criasse por todo o País. A cada chegada de pacotes dos Correios, nossa alegria em contar com cada vez mais pessoas na luta contra o câncer é ainda maior. O gesto em cortar os cabelos é imenso perto dos rostos felizes que presenciamos quando uma peruca nova é doada. Talvez a solidariedade seja como o crescimento dos cabelos: sempre se renova e não para de crescer…” escreveram o Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer, agradecendo todas as doações recebidas. Informações pelo site www.avcbarretos.com.br.

Demanda superou a expectativa

As pessoas doaram acima de 10 centímetros e teve gente que doou mais. “Sinceramente eu fiquei surpresa pelo tamanho que elas cortavam”, contou Anne Sales, voluntária da ação. “Primeiro era feita a medição das mechas, o corte delas, depois iam para lavatório e por fim a finalização do corte e a secagem dos cabelos”, continuou a explicar.

Para o coordenador técnico da mobilização, o expert cabeleireiro Venâncio Gomes, a adesão foi superior a esperada. “Ainda pela manhã atendemos quase cem pessoas e foi surpreendente o compadecimento pela causa. Acredito que plantamos a primeira semente”, expôs Venâncio.
Além dele, outros 15 profissionais da área de beleza trabalham para dar conta do serviço, finalizando o corte e secando os cabelos.
“Daqui serão encaminhadas todas as mechas para a AVCC em Barretos”, completou.



Deixe o seu comentário