Porto Velho/RO, 26 Março 2024 07:46:08
Diário da Amazônia

Municípios com baixo índice de transparência

Prefeituras de Rondônia amargam últimas posições no ranking da Transparência.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/02/2017 às 05h35min

O Ministério da Transparência divulgará no mês de abril o novo resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente dos municípios de Rondônia. A última edição mostrou que apenas os municípios de Cacaulândia, Monte Negro, Colorado do Oeste e Ji-Paraná alcançaram notas abaixo da média, enquanto a maior parte das prefeituras ainda não conseguiu sair do vermelho.

O resultado (veja gráfico ao lado) revelou ainda que as prefeituras precisam melhorar o índice de transparência dos municípios na aplicação correta de gastos com o dinheiro público.

Encontro 

Promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o Encontro Município Transparente ocorre, nesta segunda-feira, em Porto Velho e vai reunir os novos prefeitos para esclarecer ações de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O evento começa às 8h no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), zona norte da capital.

Pesquisa

A segunda edição da pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos. Entre eles, estão todos os Estados e suas respectivas capitais, os entes já avaliados na primeira edição da Escala, além de novos municípios selecionados por meio de amostra probabilística definida por sorteio eletrônico.

Os dados da segunda rodada da EBT revelam que os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerias, São Paulo e o Distrito Federal são os mais transparentes do País. No ranking estadual, quando comparada à primeira pesquisa, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe caíram de posição. Por outro lado, o Maranhão, que agora obteve nota 10, na edição anterior havia recebido nota 2,22. Destaque também para o Rio Grande Norte: o Estado saiu de nota 0 para nota 8,19 na nova avaliação. Rondônia apareceu na 21ª posição.

Rondônia melhorou no ranking do MPF

O nível de transparência de Estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o País. Esse foi o resultados obtido pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.

A classificação foi divulgada em julho do ano passado e colocou Rondônia em boa posição. Na evolução da média dos governos estaduais, aparecem em destaque Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia. Em 2015, as notas eram 1,4, 4,6 e 5,2, respectivamente. Nesta segunda etapa, os Estados foram classificados com as seguintes médias: 9,1, 7,5 e 10. Mato Grosso do Sul apresentou evolução de 550%.

O número de Estados e municípios com nota zero caiu mais de 50% entre a primeira e a segunda avaliação do MPF. Em 2015, do total de entes avaliados, 649 sequer disponibilizavam informações na internet. Na última pesquisa o número diminuiu para 347.



Deixe o seu comentário