Porto Velho/RO, 20 Março 2024 19:03:06
SAÚDE

Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila

Serão investidos cerca de R$ 15 milhões nas USF, UPAs, policlínica Rafael Vaz e Silva e maternidade

A- A+

Publicado: 26/11/2019 às 09h23min | Atualizado 26/11/2019 às 11h04min

Neste fim de semana, diversos homens e mulheres buscaram atendimento de tratamento dos olhos em mutirão de cirurgias de catarata*. Até o final do mês, mais quatrocentas pessoas serão operadas no mutirão organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Em parceria, clínica e Sesau constituíram uma equipe extra com estrutura para controlar a regulação da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), informou o secretário Fernando Máximo. Ele acompanhou hoje no sábado o governador coronel Marcos Rocha na visita a pacientes que aguardavam cirurgia e aos recém-operados.

No final do primeiro semestre, mais de 2,2 mil pessoas aguardavam na fila para conseguir a cirurgia. Segundo o sistema de regulação, os municípios que apresentam maior demanda reprimida em cirurgias de catarata são: Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada lente intraocular. Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão. Noventa por cento dessas pessoas são habitantes de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, caso do Brasil.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário