Porto Velho/RO, 20 Março 2024 08:41:39
Diário da Amazônia

Novembro Azul alerta para saúde do homem

Conscientização ainda é a melhor forma de quebrar o preconceito para a prevenção

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/11/2019 às 10h35min

Finalizando a intensa e importante campanha do Outubro Rosa de conscientização contra o câncer de mama, agora chegou a vez do Novembro Azul, mês de conscientização mundial sobre o câncer de próstata. O foco principal da campanha é alertar o público masculino sobre a importância da prevenção, de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), consultar com um médico, e realizar exames que possibilitam descobrir a doença precocemente, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maior será a chance de cura.

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum no sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. Esse tipo de câncer é uma doença que tem uma relevância clínica por sua alta prevalência. A próstata é uma glândula exócrina com o tamanho de uma semente de noz que ficalocalizada abaixo da bexiga e à frente do reto, que envolve a porção inicial da uretra, do sistema genital masculino.

De acordo com o urologista Thiago Perondi, do Hospital de Amor da Amazônia, o Novembro Azul não é uma campanha somente de câncer de próstata, mas também é uma campanha para o homem procurar o médico e cuidar da saúde de modo geral. “A campanha ajudou muito na conscientização porque disseminou a informação e criou na rotina das pessoas uma nova cultura sobre o assunto. Todos já sabem do que se trata o Novembro Azul e os homens estão perdendo o medo de contar para os amigos que já fizeram os exames”, explicou.



Deixe o seu comentário