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Diário da Amazônia

Obras nos municípios melhoram infraestrutura

Quatro anos de investimentos em obras de pavimentação e restauração de rodovias, em asfaltamento urbano, na construção de pontes de..

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Publicado: 13/11/2014 às 14h32min | Atualizado 28/04/2015 às 18h34min

Quatro anos de investimentos em obras de pavimentação e restauração de rodovias, em asfaltamento urbano, na construção de pontes de concreto, na instalação de praças e parques, e também na estruturação do parque de máquinas do governo Estadual, contribuíram para a melhoria da infraestrutura dos 52 municípios de Rondônia

No total, através do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), são mais de R$ 800 milhões de investimento nos municípios, incluindo obras em andamento que se estendem até o final do próximo ano (com recursos assegurados). Este montante foi injetado, principalmente, em pavimentações e restaurações de 20 rodovias, em quase 700 km de asfaltamento de ruas nos 52 municípios e na construção de praças nos municípios.

Nos quatro anos da administração do governador Confúcio Moura o DER injetou recursos para asfaltar 13 rodovias, garantindo o acesso pavimentado aos municípios. Foram concluídas as pavimentações de São Felipe a Parecis; em Triunfo (Candeias do Jamari); em Castanheiras; de Jaru a Tarilândia, no distrito de Iata (Guajará-Mirim) e no morro Chico Mendes, em Ouro Preto, um dos principais pontos turísticos de Rondônia. O acesso ao Instituto Federal (Ifro) de Ariquemes faltam apenas o meio-fio e a sinalização. De Urupá a Alvorada e em Alta Floresta os trabalhos passam de 80% de execução.

Outras pavimentações importantes para o desenvolvimento do Estado estão em andamento, a exemplo da RO-257, com a extensão de 72 quilômetros ligando Ariquemes a Machadinho (sendo este o maior projeto de pavimentação de rodovia já lançado pelo governo de Rondônia); o asfalto do Anel Viário de Ji-Paraná; a interligação de Cerejeiras a Pimenteiras, e o acesso a Campo Novo, obras que garantem o acesso asfaltado nos 52 municípios do Estado.

Investimento de R$ 100 milhões em maquinário

Espaços de lazer estão sendo construídos em vários municípios do Estado

Espaços de lazer estão sendo construídos em vários municípios do Estado

Em todo Estado, seis rodovias com pavimento velho e deteriorado foram refeitos. As maiores restaurações foram realizadas da BR-364 a Mirante da Serra e de Nova Brasilândia a Migrantenópolis. Da BR-364 a Theobroma os trabalhos estão em andamento. O destaque desses projetos de reconstrução das rodovias é que os serviços são executados por servidores e máquinas próprios do DER, resultando na economia de até 40% no custo das obras, se comparado o preço praticado pelas empresas contratadas. As 20 pavimentações e restaurações de rodovia garantem mais 550 quilômetros de asfalto novo para Rondônia.

O diretor-geral do DER, engenheiro Ubiratan Gomes, frisa que a execução de obras por administração direta é uma marca do atual governo.

Com o Projeto Asfalto Bom, o maior programa de pavimentação de ruas da história de Rondônia, o governo estimava asfaltar 500 quilômetros de ruas nos 52 municípios. Com o andamento do programa este número subiu para 680 quilômetros pavimentação de ruas. As obras já foram concluídas em 24 municípios e 18 distritos. Cidades como Machadinho do Oeste e Ouro Preto estão com 95% dos trabalhos finalizados. Distritos que não tinham sequer um palmo de asfalto foram beneficiados, como União Bandeirantes, em Porto Velho. Cidades como Cabixi, Rio Crespo e Teixeirópolis ficaram 100% asfaltadas.

Em 15 cidades são construídas praças onde o governo passa a oferecer opções de esporte e lazer para a comunidade. Praças de grande porte são instaladas em Porto Velho (Novo Espaço Alternativo), em Ji-Paraná (Córrego Pintado), em Buritis (Parque Buritis); em Jaru (Parque da Baixada), Ouro Preto (Parque do Bosque), em Ariquemes (Parque Açaí), e em Cacoal (Parque Sabiá).

O governo investiu cerca de R$ 100 milhões na compra de quase 400 máquinas e equipamentos para estruturar o DER. Com isso o órgão reabriu as Residências Regionais de Machadinho e Jaru. Instalou novas unidades em Extrema (Ponta do Abunã) e em Buritis. Cacoal que era apenas como almoxarifado também recebeu máquinas e passou a recuperar estradas.

Com essa estrutura o governo mais que dobrou sua capacidade de atuação. As estradas não-pavimentadas foram melhoradas com encascalhamento, eliminação de curvas perigosas, cortes de morros elevados, com a iluminação dos trevos estaduais e com a eliminação de pontes velhas de madeira, dando lugar a pontes de concreto e tubos metálicos.

Com mais máquinas e equipamentos, o governo criou o Projeto Mão Amiga, passando a recuperar também as estradas não-pavimentadas de responsabilidade das prefeituras. Um apoio que os prefeitos não tinham. Em dois anos, mais de 30 prefeituras receberam o apoio do Estado.



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